Município de Poiares investe na prevenção de fogos florestais

Posted by

O município de Vila Nova de Poiares, no distrito de Coimbra, interveio recentemente na Serra de São Pedro Dias e Alveite, numa operação de prevenção de fogos florestais, foi hoje anunciado.

A intervenção “visou a promoção e restabelecimento de proteção de povoamentos florestais” através de ações de corte e remoção de árvores caídas, limpeza e desobstrução de valetas, construção de novas valetas e valas de drenagem, e regularização e consolidação de mais de seis quilómetros de estradas florestais.

“A intervenção agora concluída representou um investimento de mais de 13 mil euros, comparticipado por fundos comunitários dirigidos para intervenções de estabilização e emergência após incêndio, decorrendo também daquilo que são as orientações do Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios para o quadriénio 2015-2019”, refere uma nota do município.

Para o presidente da Câmara, João Miguel Henriques, citado no comunicado, “esta intervenção é o exemplo daquilo que tem sido o enorme trabalho levado a cabo pelos serviços municipais em matéria de prevenção dos fogos florestais, nomeadamente no que concerne às estradas florestais, promovendo a defesa das pessoas e dos seus bens e a defesa da floresta”.

“A acumulação da carga combustível é apontada como a principal causa estrutural na origem de incêndios no concelho”, aponta o autarca, que considera “fundamental a infraestruturação que garanta o acesso a áreas de maior risco para a gestão e manutenção das respetivas áreas florestais, através da gestão de combustíveis, como para os meios de combate”.

One Comment

  1. Helder Pacheco says:

    Boa Tarde. Sou Helder Pacheco residente em Vila Nova de Poiares. Fico satisfeito em ler que Vila Nova de Poiares se prepara para atenuar ou ate mesmo evitar fogos florestais. Mas esta situacao de fogos florestais tem muito mais do que cortar a valetas das estradas ou abrir estradas na floresta para dividir ou evitar a propagacao dos fogos. Por exemplo nao e visivel nem de conhecimento da populacao de um plano de evacuacao, sobretudo para os Idosos pois a locomocao e mais lenta, locais para onde ir para evitar andar em direcao aos fogos etc…
    Mas mais importante acho eu e falo porque sinto na propria pele a situacao e que a populacao civil simplesmente nao cumpre a lei da limpeza dos seus terrenos. Eu na minha pessoa procurei e contactei as pessoas que sao os proprietarios das areas vizinhas ao meu terreno e mostrei-lhes como eles teem os terrenos deles abandonados arvores e arbustros em condicoes lamentaveis e sobretudo sao um perigo eminente a minha vida pois a minha casa esta a menos de 4 metros dessa floresta abandonada e densa. "Sendo que a "Lei diz que no minimo 100 metros teem que limpar todos os anos". Todo o processo que iniciei desde Abril de 2017 falando com os proprietarios comunicando a Policia Municipal, sendo que a Policia Municipal tambem ja os contactou estamos em Agosto e nada aconteceu ainda. Por isso eu dizer que o problema dos fogos em Portugal teem a dimensao que teem porque a maior parte dos civis nao cumpre a lei. Numa sociedade democratica quando nao se cumpre a Lei, os civis simplesmente deveriam pagar por esse incuprimento, mas isso tambem nao acontece pois todos os anos e sempre a mesma coisa e so quando ha um PEDROGAO GRANDE e que as autoridades e orgaos de resposabilidade civil usam o tema para fazer politica, en ao para se focarem em arranjar solucoes para castigar os civis que nao cumprem a lei. E vergonhoso estar a contactar os civis e as autoridades durante 4 meses e simplesmente nada acontecer. Se os civis nao cumprem a lei devem ser castigados se com multas nao funciona, 1 mes na prisao ou a fazer trabalho civil, mas de uma vez por todas ensinem os civis a viver em sociedade em que devem saber que teem direitos mas tambem teem deveres. E ver familias a perder uma vida toda, todos as suas memorias e bens por causa de um incendio que foi provocado por negligencia de incuprimento das leis e simplesmente lastimavel.

    Sem mais Cumprimentos

    Eng Helder Pacheco

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.