Águas da Figueira faz captação de água em profundidade na Lagoa das Braças

Posted by

 

A concessionária Águas da Figueira vai construir um furo de grande profundidade na Lagoa das Braças, podendo atingir os 250 metros, onde “a qualidade da água é muito melhor”, adiantou ao Diário As Beiras o diretor-geral da empresa, João Damasceno.

 

“É uma atitude estratégica de futuro, para a eventualidade de haver secas que atinjam o concelho”, esclareceu. A empreitada, de cerca de 100 mil euros, vai ser adjudicada em breve.

O anúncio é feito numa altura em que a seca extrema atinge 80 por cento de Portugal continental e a maioria das barragens regista os níveis de armazenamento mais baixos dos últimos 30 anos.

Na Figueira da Foz, tal como noutras zonas turísticas do país, no verão, a população multiplica-se várias vezes. João Damasceno, porém, garantiu que não vai faltar água no concelho.

“Os nossos níveis de captação estarão um pouco mais baixos, mas estão estáveis. Por outro lado, temos uma grande redundância – a estação elevatória que vai buscar água doce ao Rio Mondego, que dá para abastecer a totalidade do concelho”, garantiu.

No entanto, atendendo às alterações climáticas, a Águas da Figueira está a fazer um “trabalho importante para reduzir a utilização dos recursos”.

 

Informação completa na edição impressa

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.