Reconstituição de tempos medievais deu vida a Ançã

Posted by
Spread the love

Fotografia de Luís Carregã

 

Uma centena de pessoas na ceia medieval, integrada na mostra sobre a mesma temática que decorreu na Quinta da Fonte, em Ançã, mostrou que a iniciativa – realizada pela primeira vez este ano – tem pernas para andar.
A parceria entre aquele espaço público e a Companhia de Teatro de Reconstituição Histórica de Vila Nova de Outil (Bombarda) resultou em diversas atividades no sábado e domingo, incluindo a realização de um torneio de armas e um desfile pelas ruas da localidade.
O coordenador do grupo, Nuno Marques, não tem dúvidas de que a Quinta da Fonte “é o melhor espaço do concelho para fazer este tipo de reconstituições históricas, rodeada de ruas estreitas que ainda preservam o traçado medieval”. Nesta perspetiva, o grupo mostrou-se empenhado em passar a realizar iniciativas regulares em Ançã, objetivo partilhado com José Tovim, que gere atualmente aquele espaço, que tem a funcionar, desde 2010, uma zona de bar e uma piscina alimentada com a água nascente da fonte. A iniciativa contou com o apoio logístico da Junta de Freguesia de Ançã e da Câmara Municipal de Cantanhede, e a adesão do grupo de teatro local. José Tovim afirma que se “pretende dinamizar o divulgar a quinta, mas alargar a iniciativa a toda a vila, esperando que outros organismos e coletividades se possam associar, para fazer crescer o certame”.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.