Museu POROS de Condeixa-a-Nova é gratuito nas manhãs do primeiro domingo do mês

Posted by
Spread the love

DR

O Museu Portugal Romano em Sicó (POROS), de Condeixa-a-Nova, aberto ao público desde 06 de maio, oferece entradas gratuitas aos visitantes em todos os primeiros domingos do mês, durante o período da manhã, foi ontem anunciado.

Para os munícipes de Condeixa-a-Nova que ainda não tiveram oportunidade de visitar o espaço, a Câmara Municipal abre as portas gratuitamente entre os dias 22 e 24 de julho, bastando que os interessados apresentem comprovativo de morada.

Instalado numa antiga casa senhorial recuperada pelo município, que interage com o Parque Verde Municipal, o museu multimédia POROS possui uma área de 1.200 metros quadrados de exposição, com 11 salas multimédia, um túnel do tempo e 33 aplicações interativas e auditório, além de um pátio com espelho de água.

As obras tiveram início em 2011 e custaram cerca de 3,5 milhões de euros, financiados em 85% pelo Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN).

Através de salas multimédia e de exposições, os visitantes podem recuar até ao tempo do império romano e da ocupação da Península Ibérica e efetuar o percurso até à contemporaneidade, ao mesmo tempo que percecionam o seu modo de vida, desde a religiosidade até à intimidade.

Dotado do “último grito” de tecnologia multimédia, que o coloca no topo nacional dos museus mais interativos, o espaço “estimula os sentidos e alia conhecimento e entretenimento, contribuindo para a salvaguarda e divulgação da memória histórica da romanização”.

O presidente do município, Nuno Moita, estima que, no primeiro ano, o museu consiga atrair 40 mil visitantes, o que irá desencadear uma “revolução na economia local, com um impacto fortíssimo no comércio”.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.