Mosteiro de Santa Clara-a-Velha recebe exposição de fotografia de André Kuzer

Posted by

André Kuzer

O Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, em Coimbra, acolhe a partir de hoje a exposição de fotografiasView in Town“, imagens que o arquiteto André Kuzer registou como se desenvolvesse uma espécie de caderno de esboços ou desenhos.

“É uma exposição de fotografias tiradas por um arquiteto, em que se nota uma componente arquitetónica muito grande nas imagens”, mas onde está presente uma dimensão “mais artística e mais gráfica”, disse à agência Lusa André Kuzer.

Na exposição “View in Town”, que é inaugurada hoje às 18H00, estão algumas das milhares de imagens que tirou em diferentes partes do mundo, havendo captações de objetos ou edifícios, mas também de paisagens ou de pormenores em que a figura humana raramente surge.

O arquiteto de 40 anos sublinha que o interesse pela história de arte levou-a até à fotografia, com “a necessidade de catalogar os monumentos que ia estudando”.

“Comecei a tirar fotografias para colmatar a minha falta de habilidade para o desenho. Então, tirava fotografias daquilo que gostaria de desenhar”, notou André Kuzer.

Ao longo do tempo, desenvolveu uma “componente mais gráfica”, criando uma espécie de ‘sketchbook’ (caderno de desenhos) com as suas fotografias.

Segundo André Kuzer, a arquitetura ajuda-o na hora de escolher os detalhes que fotografa, mas as próprias fotografias também o ajudam a pensar a arquitetura.

A exposição vai estar presente na sala de exposições temporárias do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha até 30 de julho.

One Comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.