Centro Hospitalar esforça-se por ser autossuficiente no sangue

Para garantir a autossuficiência no que respeita a reservas de sangue, o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) precisa de 20 mil unidades por ano, mas neste momento só recolhe 16 mil. Para cobrir a lacuna de 20 por cento vê-se obrigado a comprar.

Cada unidade de 450 mililitros custa, em média, 120 euros. São 480 mil euros que saem dos cofres do Estado, mas, garante o hospital, está tudo a ser feito cumprindo as “diretivas da tutela”.

Jorge Tomaz, diretor do Serviço de Sangue dos CHUC, explica que esta dependência só existe no que respeita aos eritrócitos (glóbulos vermelhos), já que no que se refere a plasma a unidade é “totalmente autónoma”. A afirmação demarca os CHUC da polémica que envolve compras do componente sanguíneo à Octapharma, empresa que chegou a contratar José Sócrates.

Durante anos, os hospitais portugueses compravam plasma à empresa suíça enquanto que o de dadores portugueses era destruído. Em dezembro do ano passado, o Governo emitiu um despacho que obriga os hospitais a comprarem plasma e derivados ao Instituto Português de Sangue e Transplantação (IPST).

Toda a informação na edição impressa do DIÁRIO AS BEIRAS de 16 de junho

4 Comments

  1. Ora aqui temos mais uma expressão do estrago que os sociopatas que por aí andam fazem ao incauto do cidadão: A compra de plasma por parte dos hospitais portugueses a empresas entrangeiras, como a sediada na Suíça, enquanto que o de bem intencionados dadores portugueses era destruído.
    Imagine-se lá quem estaria por detrás de tais arrioscas…
    Ele é sangue, ele é medicamentos, software pioneiro, a mais das vezes tudo por testar por forma a averiguar da adequação dos mesmos para uso nas pessoas…
    E todas estas manigâncias, poder-se-iam até classificar, de pendor homicida, tal o dano que causam no incauto cidadão, quase sempre dissimuladas pelos poderosos sociopatas nacionais que depois vemos em cargos de chefia e à frente das sociedades portuguesas de etc. e tal…

    • Federico Miguel says:

      Sr. Acácio,
      penso que o seu comentário está incompleto ……. permita-me …. acresentar …… ALGO ….. por detrás destas notícias …. estão EGOS muito GRANDES ….. Boys com o rendimento em risco …… e muitas famílias a pagarem impostos indevidos.

  2. Gandarez says:

    Só bons rapazes;todos muito altruístas tentado dar ao Povo o melhor que podem.Gente despegada de bens materiais e de poder.Sempre disponíveis para auxiliar o próximo e o distante.Gente obediente e de obdiencias.Estamos bem entregues…a estes benfeitores que decidem o que é melhor para o POVO.

    • Joaquim Neves says:

      Culpe-se quem tem de ser culpado. Julgue-se quem tem de ser julgado. Puna-se quem tiver de ser punido. Mas que seja exemplar o castigo para o (ou os) culpados da vigarice do sangue e seus derivados que ocorreu. O povo não é parvo. Agora à falta daquilo que anteriormente não faltava,. doadores benevolos. PORQUÊ? As autoridades sabem quem são os culpados, onde estão as punições? Digam-nos onde estão presos os trafulhas do sangue. plasma, etc., etc. Eu e certamente milhares de dadores queremos ir fazer-lhe uma visita ao estabelecimento onde certamente estarão presos. Se assim não for as entidades que não os prenderam são cumplices e devem pelo menos uma explicação aos dadores

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.