Turismo do Centro lança aplicação “Fátima17” para apoio aos peregrinos

Posted by

FOTO DR

 

Os peregrinos a Fátima têm à sua disposição a aplicação informática “Fátima17”, com informações úteis sobre a visita do papa Francisco no âmbito do Centenário das Aparições, revelou hoje a Turismo Centro de Portugal.

A aplicação é o primeiro resultado do PROJETO SECURIS, que foi um dos vencedores da segunda edição do Concurso de Empreendedorismo Turístico / Prémio José Manuel Alves, instituído pela Turismo Centro de Portugal.

A plataforma “Fátima17” procura auxiliar os peregrinos que se desloquem a Fátima para participar nas Celebrações do Centenário das Aparições, centralizando toda a informação necessária.

Está disponível em formato web (www.securis.site/fatima) e mobile, para descarga gratuita na PlayStore da Google, sob a designação SECURIS: Fátima 17, podendo ser utilizada em inglês e português.

Para além de disponibilizar informação relativa ao Santuário e à visita do papa, esta plataforma indica como chegar até Fátima, quer a pé, de carro ou utilizando transportes públicos.

Um mapa interativo fornece apoio aos peregrinos no local, apresentando a localização de atrações turísticas, água potável, casas de banho, transportes, transferes, ecrãs do evento, farmácias, postos de socorro e parques de estacionamento, entre outros.

A plataforma preocupa-se igualmente com a segurança dos utilizadores, fornecendo conselhos de segurança e facilitando a realização de chamadas de emergência através de um botão de “pânico”.

“As celebrações do Centenário das Aparições em Fátima, com a presença do papa Francisco, são um evento com uma dimensão pouco usual para Portugal. Estima-se a presença de um milhão de pessoas de todo o mundo, o que envolve um esforço organizacional avultado”, justifica a Entidade Regional Turismo Centro, liderada por Pedro Machado.

Francisco visita Fátima na sexta-feira e no sábado para canonizar os pastorinhos Francisco e Jacinta, no centenário dos acontecimentos de Fátima.

Os dois beatos são os mais jovens santos não-mártires. A cerimónia, a primeira realizada em Portugal, vai decorrer em Língua Portuguesa.

O papa tem encontros previstos com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, logo à chegada, e com o primeiro-ministro, António Costa, no sábado.

 

One Comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.