Observatório de Turismo do Centro vai monitorizar atividade na região

Posted by

FOTO DB/LUÍS CARREGÃ

A Turismo Centro de Portugal vai lançar um Observatório de Turismo, destinado a “monitorizar de forma permanente” o impacto do turismo na região, sobretudo nas vertentes económicas, sociais, culturais e ambientais, foi hoje anunciado.

“O Observatório de Turismo do Centro vem preencher uma lacuna com que nos deparamos na análise dos indicadores turísticos do Centro de Portugal. A nossa região está a atingir níveis inéditos de crescimento na procura turística, na casa dos dois dígitos, que são bem evidentes nos indicadores estatísticos disponíveis. Mas sentimos a necessidade de ir mais além”, explica Pedro Machado, presidente da Entidade Regional.

Desenvolvido com o apoio técnico e científico do Instituto Politécnico de Leira (IPL), o Observatório assenta num Sistema de Monitorização da Atividade Turística (SMAT) que, segundo a Turismo Centro, “cumpre na íntegra os requisitos preconizados pela União Europeia através do “European Tourism Indicators System (ETIS)”.

O sistema integra outros indicadores específicos para garantir uma aferição adequada da atividade turística da Região Centro e de todos os seus agentes turísticos: empresas, autarquias, comunidades intermunicipais, população local e turistas e visitantes.

Numa primeira fase, a partir da próxima semana, será realizada uma avaliação exaustiva da atratividade dos recursos turísticos existentes nos 100 concelhos da Região Centro, garante a Entidade Regional.

Em seguida, com o apoio ativo das autarquias, serão efetuados inquéritos periódicos a todos os agentes do setor. O resultado mais prático, avança a Turismo Centro, será a produção de relatórios mensais, semestrais e anuais, que servirão de orientação para uma gestão de qualidade, baseada no conhecimento, de todos agentes turísticos da região.

“Este Observatório vai contribuir, decisivamente, para o conhecimento integrado do setor do Turismo na região Centro de Portugal. Será, seguramente, de grande utilidade para todos os intervenientes nesta atividade, desde empresas e empresários a autarquias”, garante Pedro Machado.

A Turismo Centro de Portugal abrange 100 municípios e tem registado um intenso crescimento da procura interna e externa, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.