Alunos do 1.º Ciclo e Secundário aprendem sobre cidadania

Posted by

António Rosado

Os 35 alunos das três escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico de Penela vão passar o dia de hoje na CerciPenela, instituição de educação e reabilitação de cidadãos inadaptados. É uma atividade dinamizada pelo Plano de Ação do CLDS 3G (Contrato Local de Desenvolvimento Social) que organiza, em simultâneo, a Feira do Empreendedorismo, dedicada à área da saúde, envolvendo especialmente os alunos do Ensino Secundário do polo de Penela da Escola Profissional ETP Sicó.
A coordenadora do CLDS, Rosário Esteves, explica que, através do “parceiro estratégico CerciPenela”, a ação de hoje pretende “dar formação para uma cidadania digna e responsável, envolvendo os alunos do 4.º ano do Agrupamento de Escolas de Penela, uma vez que, a grande maioria vai mudar de escola, enfrentando novos desafios no próximo ano letivo”.
Tomar consciência das diferenças e aceitá-las, desenvolver espírito colaborativo e fazer a consciencialização do valor do trabalho são outras metas a atingir por estas crianças com idades de 9/10 anos, durante um dia especial, que começa às 10H00, desenvolvendo tarefas com utentes do Centro de Atividades Ocupacionais (CAO).
Para os mais velhos, integrada na “Escola Criativa, XX Semana Aberta” da ETP SICÓ, decorre, das 10H00 às 12H00, no Parque das Águas Romanas em Penela, a Feira do Empreendedorismo e da Saúde denominada ETP Saúde – Feira do Empreendedorismo. Inclui-se no plano de ação do CLDS 3G Penela + Inclusiva, concretamente nas ações que estimulem as capacidades empreendedoras dos alunos do secundário.

Notícia completa na edição impressa de hoje

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.