Académica: Ganhar o próximo jogo para largar a calculadora

Spread the love

 

Faltam três jornadas para acabar a época 2016/17 e os adeptos da Académica voltam a estar de calculadora na mão. Depois de há umas jornadas terem a máquina de calcular para fazer as contas da subida, agora são as do play-off que estão em cima da mesa. Há seis jogos que os comandados de Costinha não vencem e isso, fruto dos resultados das equipas adversárias, fez com o que os estudantes fossem “descendo” na tabela classificativa. A Briosa está em 13.º lugar e tal como o Sporting B, soma 53 pontos, o que deixa as duas equipas seis pontos acima dos lugares de risco, quando estão nove em disputa.
Nestes três jogos que faltam, a equipa vai defrontar outras tantas equipas B: V. Guimarães, Sporting e FC Porto. O primeiro desta ronda final joga-se já sábado em Coimbra e os outros dois disputam-se em Alcochete e Coimbra, respetivamente. Olhando para o que o foi o ciclo B na 1.ª volta, as contas são positivas: a Briosa perdeu fora, mas venceu os jogos em casa. Se a história se repetisse, a Académica estava descansada uma vez que somava seis pontos. Porém, os capítulos raramente são iguais e no caso concreto do Sporting B – que a Académica vai defrontar em Alcochete – também precisa de vencer para largar a cauda da tabela.
As equipas que estão perto da zona de play-off ainda jogam entre elas e, realce-se, a Briosa pode não necessitar de fazer qualquer ponto. Porém, e porque o futebol é fértil em surpresas, nada melhor que desligar já a máquina de calcular, ganhando os três pontos no jogo de sábado de manhã. Com uma vitória no próximo desafio, os estudantes garantem matematicamente a permanência. Nestas circunstâncias, a Académica atingiria 56 pontos e, apesar de ser possível o atual 17.º classificado (o Famalicão) também poder alcançar 56 pontos, a Briosa já não desceria de divisão. O que acontece é que um dos jogos que falta disputar ao Famalicão é contra o Ac. Viseu (que tem 51 pontos) – os viseenses para ficarem à frente da Académica teriam de ganhar os outros dois jogos e um desses é contra o Cova da Piedade (que tem 49 pontos). Deste modo, o Cova da Piedade, na melhor das hipóteses, faria apenas 55 pontos. Ou seja, na hipótese do Famalicão vencer todos os jogos até ao fim do campeonato, a Académica (se vencer um dos jogos) ficará sempre à frente do Ac. Viseu ou do Cova da Piedade e, na pior das hipóteses, ficará em 16.º lugar, posto que garante a manutenção.

 

Informação completa na edição impressa

4 Comments

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.