a Jigsaw celebram 10 anos de “Letters from the boatman” no TCSB em Coimbra

Spread the love

A programação de maio no Teatro da Cerca de São Bernardo (TCSB), em Coimbra, encerra com mais uma grande festa. A banda a Jigsaw apresenta, num especialíssimo concerto, a reedição em vinil do seu primeiro álbum, “Letters from the boatman”.

O concerto acontece este sábado, a partir das 21H30, e promete muitas surpresas a todos os que quiserem marcar presença. Só a bancada não estica, pelo que se aconselha a reserva prévia de lugares, pelos contactos habituais do TCSB.
“Letters from the boatman” é o título do álbum de estreia dos a Jigsaw, editado em 2007. Com este álbum, e após o EP “From Underkin – 2004” há um conceito muito forte subjacente a todo o trabalho da banda de Coimbra.

Para se dizer em poucas palavras do que trata, basta trautear o refrão da música que dá o título ao álbum: “letters from the boatman, that i have kept”.

Cada música é uma carta que o Barqueiro escreveu e que os a Jigsaw guardaram. Mas não é um barqueiro vulgar: é verdade que ele atravessa almas no rio mas também não é a estátua inabalável de que se tem ideia. É um Barqueiro um pouco mais humano, ou demasiado humano, com dúvidas, sonhos e remorsos. Isto ao nível lírico.

Em termos sonoros, o álbum exprime duas faces da banda: de um lado, as influências de um rock mais antigo, ainda próximo do folk e dos blues; do outro, músicas com um cariz mais simples e intimista, onde a guitarra acústica é o timoneiro.

No concerto de apresentação desta reedição muito especial da Rastilho Records em Vinil do 10.º aniversário, os a Jigsaw juntam vários convidados que fizeram parte da gravação do disco. Este será, portanto, um concerto único, onde vão ser ouvidos temas que quase nunca, ou mesmo nunca, foram tocados ao vivo.

Os a Jigsaw – Jorri e João Rui – regressam assim a uma casa que conhecem bem, onde fizeram a apresentação do álbum “No True Magic” (em 2014) e estrearam, em coprodução com as Marionetas da Feira, o espetáculo “The Wolf and the Rose” (em 2016).

Os bilhetes para o concerto deste sábado têm um preço entre seis e 10 euros e é aconselhável comprá-los ou reservá-los antecipadamente, pelos contactos habituais do TCSB: 239 718 238, 966 302 488 ou geral@aescoladanoite.pt.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.