Opinião: Avós

Posted by
Spread the love

Serpa Oliva

Dia 7 deste mês fomos abençoados com mais uma neta, Maria Rita de seu nome. São já cinco, três netos e duas netas, que nos enchem o coração.
Por falar em coração, fico sempre admirado, gostando como gosto da família, o que poderia levar a que não houvesse mais espaço no coração para receber mais alguém, mas ela ainda não nascera e já a amávamos infinitamente.
Isto tudo porque o amor é infinito, e como tal, sempre haverá espaço para Amar quem quer que seja.
Escrevo hoje essencialmente para vos testemunhar o fantástico papel dos Avós na sociedade atual. Quando os pais, devido às vidas de trabalho, pouco tempo têm durante o dia para os seus filhos, e são muitas vezes os avós que os acompanham, os educam, e criam laços de ternura e amor, difíceis de contabilizar.
Confesso que sou mais Pai do que Avô, o que não quer dizer que não ame de forma total os meus netos.
Também, por isso, mais se torna fascinante a forma como vejo alguns avós totalmente dedicados aos netos, sem quase tempo para eles próprios.
Muitos deles comeram “o pão que o diabo amassou” para conseguir criar os seus filhos, e hoje criam uma nova geração, os netos.
Erdogan, Presidente da República da Turquia, por quem não tenho nenhuma admiração, está a implementar um pagamento para aqueles avós que tomem conta dos netos.
Está também provado cientificamente que o amor, a ternura e a companhia dos netos, até mais tarde na nossa vida, será seguramente uma forma de vivermos mais saudáveis e um maior número de anos.
Se os infantários e as creches são essenciais em alguns meios, penso que em meios mais pequenos se poderia fomentar cada vez mais o convívio, desde que haja condições, entre os avós e os netos.
Termino como comecei, em nossa casa entrou mais uma bênção de Deus, e acreditem que a Maria Rita é uma beleza de menina.
Posso dizer-vos que poder ser Avô de cinco maravilhosos netos é algo que não se consegue descrever, mas que se vive de forma apaixonada.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.