Dos seis helicópteros Kamov de combate a incêndios só três estão operacionais

Posted by
Spread the love

Foto: Carlos Jorge Monteiro

O secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, garantiu ontem, na Lousã, que no próximo ano os dois helicópteros Kamov do Estado português que se encontram avariados vão estar operacionais.

Segundo o governante – que falava aos jornalistas à margem da apresentação do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais (DECIF) 2017 – uma equipa especializada da empresa russa Kamov vai deslocar-se a Portugal para “fazer um caderno exaustivo das necessidades que os helicópteros têm”.

“Será depois disso que abriremos um concurso para a reparação dos dois aparelhos, que, segundo as orientações que temos, demorará quatro meses”, disse.

Estes dois Kamov inoperacionais já não integraram o dispositivo de combate a incêndios de 2015 e 2016.

Dos seis Kamov que compõem a frota do Estado, apenas três estão atualmente aptos para voar, estando dois inoperacionais e outro acidentado, desde 2012.

Jorge Gomes explicou que para reparar os dois helicópteros pesados foi necessário um parecer jurídico do Ministério da Administração Interna, após uma abordagem à embaixada da Rússia.

A verba para a reparação dos dois Kamov está prevista no orçamento da ANPC, sendo de cerca de 10 milhões de euros.

O DECIF de 2017 conta com 48 meios aéreos na fase Charlie, considerada a mais crítica, que começa a 01 de julho e se estende até 30 de setembro, os mesmos do ano passado.

Neste período, o dispositivo envolve ainda 9.740 operacionais, 2.065 viaturas e 236 postos de vigia, além de máquinas de rasto.

2 Comments

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.