Cem milhões para investimento empresarial na região Centro

Posted by
Spread the love

O Programa Centro 2020 tem mais de cem milhões de euros de fundos europeus a concurso para projetos empresariais, sendo 18,5 milhões exclusivamente dedicados àqueles que se situarem em territórios de baixa densidade.

Segundo a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), os novos concursos para investimento empresarial na região encerram no final do semestre.

Dos cem milhões de euros, 59 milhões são para a inovação produtiva e empreendedorismo, 18,5 milhões para inovação produtiva e empreendedorismo em territórios de baixa densidade, 19 milhões para a internacionalização, 2,5 milhões para qualificação e um milhão de euros para vales I&D (Investigação e Desenvolvimento).

Em comunicado, a CCDRC sublinha que, no âmbito do Portugal 2020, “os apoios ao investimento empresarial da região Centro ultrapassam já os mil milhões de euros de fundos europeus, considerando os apoios dos programas Centro 2020 e Compete 2020”.

“Os 3.069 projetos empresariais do Centro aprovados têm uma intenção de investimento de cerca de 1.981 milhões de euros. Dos projetos aprovados, 1.960 têm já pagamentos no montante de cerca de 265 milhões de euros”, explica.

De acordo com a CCDRC, “a dinâmica empresarial da região Centro traduz-se no facto de ser a região com melhor execução no contexto do Portugal 2020, apresentando a maior taxa de pagamentos, de cerca de 28%”.

A presidente da CCDRC, Ana Abrunhosa, explica que “quase 80% dos projetos de investimento são na indústria transformadora e correspondem a projetos de inovação produtiva e de empreendedorismo, sendo cerca de 50% em micro e pequenas empresas”.

“Estes projetos são de extrema importância para as empresas entrarem em atividades de maior valor no contexto das cadeias de valor em que se encontram inseridas e permitem-lhes adquirir novas competências fundamentais para competirem num mercado sem fronteiras”, considera.

Na sua opinião, “os novos avisos vêm dizer ‘presente’ à elevada dinâmica empresarial da região”.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.