Universidade de Fez assina protocolo com Coimbra

Posted by

Luís Carregã

A universidade Euro-Mediterrânica de Fez (Marrocos) assinou ontem um protocolo com a instituição conimbricense. O acordo foi conseguido no final da primeira reunião da Assembleia Parlamentar da União para o Mediterrâneo (AP-UpM) que decorreu durante a manhã na Universidade de Coimbra. Um órgão presidido pela deputada eleita pelo círculo eleitoral de Coimbra, Margarida Mano, e que foi até 2015 vice-reitora da instituição. A criação de emprego, a inovação e o ensino superior são os temas deste mandato.
Em declarações ao Diário As Beiras, Margarida mano referiu que este protocolo permitirá estabelcer um programa de cooperação entre as duas instituições e irá envolver investigadores, professores e estudantes das duas instituições de ensino. Na prática, e segundo a responsável, o acordo assenta em sete pilares, sendo a competência multilinguística a principal.
Na reunião, houve ainda tempo para se falar da Plataforma Global de Apoio aos Refugiados. Uma entidade criada em Portual e que, a partir de ontem, contou com mais dois países aderentes: Marrocos e Argélia. Fundamental para esta nova adesão foram as intervenções realizadas na reunião pela secretária-geral da plataforma, Helena Barroso, e do vice-reitor da Universidade de Coimbra, Joaquim Ramos de Carvalho.
Na reunião, foram ainda aprovadas recomendações dos representantes dos parlamentos presentes em Coimbra.

Notícia completa na edição impressa de hoje

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.