Rebanho de ovelhas da Serra da Estrela em Lisboa para promover a Festa do Queijo de Oliveira do Hospital

Posted by
Spread the love

 

Em plena praça do Marquês de Pombal nasceu ontem, às 13H30, a Maria Lisboa. Trata-se de uma borreguinha e passou logo a ser a “estrela” do rebanho de ovelhas bordaleiras que viajaram de Oliveira Do Hospital para Lisboa, participando num desfile pelo Parque Eduardo VII.

O pastor António Lameiras prognosticara que a ovelha mãe só iria parir dentro de dias, talvez no fim de semana da realização da Festa do Queijo Serra da Estrela, que terá lugar a 11 e 12 de março.

Mas o parto precipitou-se, com a queijeira Paula Lameiras a dar uma ajuda, e a cria passou a atrair todas as atenções dos visitantes.

O vereador Sá Fernandes – a representar a Câmara de Lisboa na iniciativa organizada pela congénere da Beira Serra – fez questão de a mostrar à reportagem das TVs e até o ministro da Agricultura, Capoula Santos, que visitou, de surpresa, o espaço de promoção do queijo, saudou o novo membro do rebanho.

As ovelhas haviam sido transportadas para a capital com o objetivo de promover o certame de Oliveira do Hospital, mas também para lançar um alerta sobre o fenómeno da redução de ovelhas autóctones, sem as quais não é possível obter o leite indicado para fabricar queijo DOP (Denominação de Origem Protegida).

A redução de cabeças de gado terá sido de 120 mil para 80 mil nos cinco últimos anos.

Notícia na íntegra na edição impressa do DIÁRIO AS BEIRAS

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.