21 eventos anuais de fazer crescer “água na boca” em Cantanhede

Spread the love

 

A Câmara Municipal de Cantanhede divulgou ontem uma agenda de 21 eventos anuais no concelho ligados à gastronomia e cultura local. “Um número considerável” de iniciativas, destacou o presidente da câmara, com o vereador Pedro Cardoso a frisar que todos estes eventos têm a particularidade de serem produzidos pelas associações locais, bem como promovem a cozinha tradicional e as receitas típicas de região e incentivam o consumo de produtos endógenos ali produzidos.
O pontapé de saída é dado já amanhã em Cantanhede com o VI Caça Sabores – Festival Gastronómico de Caça, organizado pelos Bombeiros Voluntários de Cantanhede. Ainda este mês (dia 26), decorre a 27.ª Feira do Bolo de Ançã. O programa encerra em Murtede no mês de novembro (24 a 26) com o Festival do Sarrabulho da Bairrada em Murtede.
A qualidade do programa foi elogiada pelo Chefe Luís Lavrador que, na sessão, fez questão de deixar um desafio: “a gastronomia gandareza tem de vir para os restaurantes”. O docente da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra lembrou mesmo a história de quando era mais novo em que pretendeu abrir um restaurante onde pudesse servir “a sardinha assada na telha e a batata assada n’areia”. “Só temos a ganhar em atualizar a cozinha tradicional gandareza e da região para a oferecer a quem nos visita”, frisou.
Jorge Brito, secretário executivo da Comunidade Intermunicipal Região de Coimbra, anunciou a apresentação em breve de uma candidatura para a qualificação da oferta e dos recursos humanos nesta área. Pedro Machado, presidente da Turismo do Centro, elogiou o trabalho de sistematização da oferta por parte do município de Cantanhede, deixando um desafio aos presentes para a criação de um evento subregional na área da gastronomia e vinho que permita criar um novo posicionamento na oferta da região.

One Comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.