Igreja acredita que presença do papa em Fátima pode parar “debandada” dos jovens

Posted by
Spread the love

FOTO DR

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) disse hoje acreditar que a presença do papa Francisco em Fátima, em maio, “pode contribuir” para estancar a “debandada da juventude” da Igreja portuguesa, constatada por Francisco em 2015.

O porta-voz da CEP, Manuel Barbosa, referiu hoje, após reunião do conselho permanente, que a visita do papa Francisco a Fátima “pode contribuir” para parar o abandono dos jovens portugueses da Igreja, considerando que a reflexão sobre a catequese em Portugal também pode ajudar nesse mesmo sentido.

Em 2015, o papa Francisco, no âmbito de uma visita de 37 bispos portugueses, elogiou a Igreja portuguesa mas alertou para a “debandada” da juventude.

Durante os próximos tempos, a CEP vai analisar um documento sobre a catequese, depois de ter passado por um processo de reflexão por “todas as dioceses” durante cerca de um ano, e que teve o “parecer de jovens”, informou Manuel Barbosa, aos jornalistas.

“Esperemos que esse processo continue” para que “não haja uma debandada tão grande como isso”, sublinhou, referindo que no documento que está a ser analisado é dito que se pretende uma catequese “mais de experiência e que não seja tão escolar como se via e se vê numa situação ou noutra”.

De acordo com o porta-voz da CEP, “não se pode dizer que vai mudar tudo”.

One Comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.