FCDEF quer criar região académica das Ciências do Desporto no Centro

Maximizar os recursos existentes, potenciar novos circuitos de informação, “envolvendo de os grupos de trabalho na concretização de uma nova abordagem de investigação científica integrada com novas áreas de saber” é um dos grandes objetivos do diretor da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física (FCDEF) da Universidade de Coimbra.

Numa época em as exigências são muitas e que “contrastam” com a “não captação de financiamento plurianual pelos planos estratégicos do Centro de Investigação no Desporto e na Atividade Física”, António Figueiredo defende ser necessário adotar uma cultura de investigação que não esteja focada “exclusivamente nos ambientes mais remotos”, mas que ganhe também escala em “ambientes mais proximais”.

Ontem, durante a sessão de abertura do 25.º aniversário da FCDEF, o diretor da faculdade anunciou a intenção de fomentar, “uma Região Académica do Centro no âmbito das Ciências do Desporto, dinamizando uma rede de escolas de ensino superior que atuem nas ciências do desporto”.

O processo – salientou – deve ser liderado pela FCDEF, constituindo-se como o grande elo dinamizador e tutelar deste potencial consórcio.

“Mobilizando esta rede, podemos tirar partido da dinamização de projetos multidisciplinares e com recursos humanos mais vastos, os quais podemos aproveitar para aprimorar, inclusive, os nossos cursos pós-graduados”, frisou.

(Texto completo na edição impressa de 20 de fevereiro)

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.