BE recomeda que Governo reabilite urgentemente Escola José Falcão

Posted by
Spread the love

O Bloco de Esquerda recomendou ao Governo “a realização urgente de obras de reabilitação e requalificação” da Escola Secundária José Falcão, em Coimbra, edifício construído há 80 anos e que nunca teve uma intervenção estrutural.

O grupo parlamentar do Bloco de Esquerda (BE) propõe num projeto de resolução que deu entrada hoje na Assembleia da República “a realização urgente de obras de reabilitação e requalificação” naquele estabelecimento de ensino.

Desde a inauguração do edifício de arquitetura modernista há 80 anos, a Escola José Falcão “nunca sofreu qualquer intervenção estrutural e apresenta, há muito, traços de degradação que se vêm acentuando a cada ano que passa”, sublinhou o Bloco, no projeto de resolução enviado à agência Lusa.

“Essa intervenção chegou a estar prevista em três momentos nas últimas décadas, mas nunca foi concretizada”, havendo evidências “extremamente graves” da degradação da escola, vinca o partido.

O Bloco realça que chove em várias salas de aula, há fissuras no pavimento do pavilhão gimnodesportivo que põem “em risco a saúde e até a integridade física dos alunos”, há infiltrações e humidade, a climatização é “inexistente” o que leva a que as aulas sejam “insuportavelmente quentes no verão e frias no inverno” e a canalização e a instalação elétrica são, no seu essencial, “da origem do edifício”, o que “conduz a frequentes avarias”.

“É incompreensível que um edifício que tem o estatuto de interesse público e, mais que tudo, que alberga cerca de 1.000 alunos, não tenha sido incluído, primeiro, nas diferentes fases do programa de intervenções da Parque Escolar nem, mais recentemente, no programa de requalificação de 200 escolas através do financiamento do quadro Portugal 2020”, nota o grupo parlamentar bloquista.

Para o BE, a reabilitação deste edifício é uma “obrigação urgente do Estado”, sendo a “única forma de honrar o passado riquíssimo desta instituição educativa e de a projetar devidamente para as gerações futuras”.

No dia 03, uma petição a exigir uma intervenção de fundo urgente na Escola Secundária José Falcão, em Coimbra, lançada pela associação de pais, ultrapassou as 4.000 assinaturas necessárias para que a questão seja debatida na Assembleia da República.

A petição foi lançada em meados de dezembro de 2016, tendo alcançado as 4.000 assinaturas em “cerca de mês e meio”, salientou o membro da associação de pais, Luís Nunes, afirmando que não esperava que o número fosse atingido “tão depressa”.

“Isto mostra o apoio da cidade, mas não só. Há muita gente a assinar de fora de Coimbra”, frisou o membro da direção.

O antigo Liceu de Coimbra, que tem 180 anos de história como instituição, foi classificado como Monumento de Interesse Público e “luta há décadas pela execução de obras, que têm sido constantemente adiadas”, relata um comunicado enviado pela associação de pais.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.