PSD quer estudo de viabilidade de ‘bypass’ de areias no porto da Figueira da Foz

Posted by
Spread the love

Candidato vencedor com 71 votos de diferença. FOTO DR

 

Deputados do PSD na Assembleia da República (AR) apresentaram um projeto de resolução que recomenda ao Governo a realização de um estudo para avaliar a implementação de um ‘bypass’ de areias no porto da Figueira da Foz.

No documento a que a agência Lusa teve hoje acesso, entregue na quinta-feira na AR, 19 deputados do PSD, incluindo o líder parlamentar Luís Montenegro e Maurício Marques, eleito por Coimbra e membro da comissão parlamentar de Ambiente, recomendam ao Governo que, “no âmbito da proteção da orla costeira e da segurança de pessoas e bens, proceda à análise de casos análogos ao porto de mar da Figueira da Foz e à realização um estudo para avaliar a implementação do ‘bypass’ na entrada do mesmo, e à respetiva divulgação”.

No texto, o PSD sustenta que é hoje assumido que a construção de molhes junto aos portos “veio interromper a normal transposição sedimentar das areias, contribuindo de forma indesejada para o avolumar dos fenómenos de erosão e agressão”. Na Figueira da Foz assiste-se, nos últimos anos, ao “aumento significativo da deposição de areias a norte do porto”, por influência da construção dos molhes, concluída em 1966 e alargada em 2010, que levam a que a praia se tenha tornado no maior areal urbano da Europa.

“A segurança do porto da Figueira da Foz é posta em causa pelos sedimentos que se depositam junto à entrada da barra e que são responsáveis pela formação de uma restinga que origina a rebentação de ondulação que se revelou já fatal para as pequenas embarcações, e que nem as dragagens localizadas conseguem contrariar”, assinala o PSD, acrescentando que a situação “preocupa todos os figueirenses, incluindo associações cívicas”.

“Mas deve também preocupar o país, pois é não só a salvaguarda da vida humana, a viabilidade económica do porto construído com dinheiros públicos, mas também a sustentabilidade ambiental intrínseca à sua construção e fruição que estão em cima da mesa”, acrescenta.

No documento, os deputados sociais-democratas lembram o relatório do Grupo de Trabalho Litoral (GTL), nomeado pelo anterior Governo, que, em 2014, recomendou a “adoção de processos ou sistemas de transposição sedimentar nas principais barras portuárias e em particular nas barras de Aveiro e da Figueira da Foz”.

Lembram também que o GTL propôs “uma análise detalhada das vantagens e desvantagens das soluções adotadas em quatro casos análogos, de análises custo-benefício, de análises multicritérios e de estudos de avaliação ambiental baseados na modelação da dinâmica local costeira, tendo em vista introduzir racionalidade e sustentabilidade às operações”, ações que querem ver concretizadas pelo Governo socialista no primeiro semestre deste ano.

“Esta apreciação séria dos problemas existentes e das várias possibilidades para a sua resolução, que permita que venha a ser apontada a melhor solução, deve ser divulgada junto de todos os interessados, e, bem assim, junto da Assembleia da República”, defende o PSD.

No caso da Figueira da Foz, adianta, uma das soluções apontadas passa pela implementação de um ‘bypass’ de areias na entrada do porto – um sistema que inclui uma tubagem instalada por debaixo do leito do rio Mondego, que permita a passagem dos sedimentos entre as margens norte e sul.

A solução, refere o PSD, “não foi objeto de qualquer estudo de nenhuma natureza que permita afirmar a sua viabilidade”, defendendo como “indispensável” o referido estudo “atendendo às potencialidades da solução” e recomendando que este seja efetivado durante o ano de 2017.

O projeto de resolução recomenda ainda que o Governo divulgue o resultado das análises e estudos efetuados “junto da Assembleia da República e do público interessado”.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.