Num concelho onde se abrem novos horizontes assinala-se amanhã o orgulho do povo

Posted by
Spread the love

Amanhã assinala-se o Feriado Municipal de Vila Nova de Poiares. Estão agendadas várias iniciativas – como destacamos noutro local deste especial – mas há uma direcionada para a aposta estratégica do concelho na caprinicultura?

É verdade, para além das homenagens e inaugurações, à tarde vai decorrer a apresentação pública do programa “Poiares Capriland”, que contempla as bases para a criação, no concelho, de um “Centro de Competências para a Caprinicultura”, numa vontade assumida, nesta fase, por apenas cinco entidades: a Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares, a Faculdade de Farmácia de Coimbra, a Escola Superior Agrária de Coimbra, a ANCOSE (Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Serra da Estrela) e o INIAV (Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária); mas pretendemos que, dentro de seis meses, possa incluir outras entidades de todo o país, até porque temos mais parceiros no projeto Capriland.

Será necessário construir um edifício de raiz para acolher esse centro de competências?

A Câmara Municipal vai ceder espaços para que o centro de competências se possa instalar. Pretende-se associar a investigação aos conhecimentos e saberes existentes, que estão na posse de um conjunto de várias entidades, com o objetivo de partilhar esses conhecimentos e disseminá-los por toda a respetiva fileira, sendo um projeto aliciante que, em breve, será apresentado em Lisboa ao ministro da Agricultura.

Apostar na investigação e produção de gado caprino é uma consequência do sucesso gastronómico que representa o prato tradicional da chanfana…

Sim, aliás está a decorrer agora a Semana da Chanfana, que é uma organização da Confraria da Chanfana, mas que tem o apoio da Câmara Municipal, nomeadamente ao nível da programação e da promoção.

Versão completa na edição impressa

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.