Marinha Grande aprova orçamento de 21,9 milhões de euros

Posted by
Spread the love

FOTO DR

O orçamento para 2017 da Câmara da Marinha Grande, no valor de 21,9 milhões de euros, foi aprovado por maioria na última reunião de Assembleia Municipal, anunciou a autarquia.

Segundo uma nota de imprensa, os documentos previsionais para o ano 2017, incluindo as Grandes Opções do Plano, Mapa de Pessoal e Orçamento foram aprovados por maioria, com nove votos a favor, quatro votos contra e 11 abstenções.

O orçamento para 2017 tem o valor de 21.906.669 euros, sendo que 5.092.500 euros são relativos a despesa de capital e 16.814.169,00 euros reportam-se a despesa corrente, informou ainda a Câmara da Marinha Grande.

Os objetivos estratégicos do orçamento deste ano visam “consolidar o concelho enquanto centro económico empreendedor e dinâmico, garantir a qualidade da água e aumentar a cobertura das redes de água e saneamento, aumentar a eficiência energética das infraestruturas públicas, construir e remodelar infraestruturas viárias, reforçar a rede de infraestruturas sociais, promover a qualidade ambiental e urbanística do território, valorizar o património cultural e natural do concelho, valorizar a oferta cultural, desportiva e recreativa e aumentar as medidas de apoio social e a qualidade educativa”.

Ao nível da educação, está definido um investimento de 196.970 euros para 2017, com vista à requalificação de edifícios destinados à aprendizagem.

Foram identificados, no horizonte temporal 2017-2020, projetos na área da educação no montante de 4.139.969 euros, por ser expectável que estes sejam financiados com recurso a fundos comunitários, revela ainda o comunicado.

Os projetos identificados respeitam a centros escolares, à requalificação das cantinas escolares e à intervenção ao nível das infraestruturas escolares de modo a criar condições para as escolas do 1.º ciclo e jardim-de-infância.

Para a rede de infraestruturas (saneamento, abastecimento de água e resíduos sólidos urbanos) é proposto o montante de 4.070.431 euros destinados à remodelação e construção da rede de abastecimento de água, saneamento e de resíduos sólidos no período de 2017-2020.

Relativamente às prioridades da cultura e do desporto, foi destinado parte do investimento para requalificar espaços destinados à prática do desporto pelo que se prevê investir, inicialmente, um montante de 727.135 euros em reabilitação e reparação de equipamentos culturais e recreativos, nomeadamente a beneficiação do campo sintético da zona desportiva e a requalificação dos campos de ténis da Marinha Grande.

O projeto inclui ainda a intenção de realizar, até 2020, projetos na área da cultura e desporto no montante de 1.214.847 euros.

Uma das grandes apostas da autarquia para os próximos anos prende-se com o desenvolvimento económico do município. Para tal é proposto um investimento a médio prazo de 2.388.346 euros.

 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.