Opinião: Luz no castelo de Redondos

Posted by
Spread the love

António Menano

Como acontece já há alguns anos colocaram uma estrela muito brilhante, no topo do castelo de Redondos, em Buarcos. Ilumina o futuro e lembra-me a aproximação do período natalício.

Numa época em que a incerteza grassa por todo o lado, em que os espíritos, mesmo os mais despreocupados pensam no que será Portugal, a Europa, o mundo, nos próximos anos, o simbolismo daquela luz, acompanhada de uma cascata de pequenas companheiras, em tons de azul, reforça-nos a força, a energia.

A sua simbologia faz-me pensar, com alguma utopia, nas palavras futuro, amizade, caminho, fertilidade. Mas isto é quando a noite nos envolve e a força de querermos recordar as palavras “paz na terra aos homens e boa vontade”.

E apetece-me transcrever uns versos de Alexandre O´Neill: “Amigo… é o contrário de inimigo!/ Amigo é o erro corrigido,/Não o erro perseguido, explorado, a verdade, praticada. Amigo é a solidão derrotada!/Amigo é uma grande tarefa,/Um trabalho sem fim,/Um espaço sem fim,/Um espaço útil, um tempo fértil, Amigo vai ser. E já é uma grande festa”.

Recordemos as palavras de um papa prematuramente falecido já: “Ganharás o teu pão com o suor do teu rosto. Não com o suor do rosto dos outros”. Designavam- no antes de ser Papa, “o cardeal vermelho” .Como dizia, salvo o erro António Ramos Rosa: “Isto anda tudo ligado”

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.