Investigadora de Coimbra vence bolsa de 1,9 ME do Conselho Europeu de Investigação

Posted by
Spread the love

silvia-rodriguez-maeso

Uma bolsa Consolidator Grant do Conselho Europeu de Investigação (ERC), no valor de 1,9 milhões de euros, foi atribuída a Silvia Rodriguéz Maeso, investigadora do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra.

A bolsa destina-se a concretizar o projeto de investigação ‘POLITICS – The politics of anti-racism in Europe and Latin America: knowledge production, decision-making and collective struggles’, projeto que tem como objetivo aprofundar o conhecimento sobre o antirracismo.

Com este projeto, Silvia Rodriguéz Maeso procura “uma maior compreensão sobre a forma como as injustiças historicamente enraizadas estão a ser questionadas por instituições e movimentos sociais de base”.

De acordo com uma nota divulgada hoje pelo CES, o estudo vai analisar “processos de produção de conhecimento sobre ‘raça’ e (anti)racismo nas esferas da política governamental (inter)nacional, universidades públicas e movimentos sociais”.

Vai ainda estudar “os múltiplos caminhos de denúncia e mobilização coletiva contra o racismo quotidiano em relação às práticas policiais e às representações sobre (anti)racismo nos meios de comunicação social”.

Neste concurso para Consolidator Grant, o ERC recebeu mais de 2.300 candidaturas, com apenas cerca de dez por cento a conseguirem aprovação.

O objetivo do ERC é o de apoiar os investigadores numa fase em que estão a consolidar as suas equipas de investigação independentes.

Doutorada em Sociologia Política (Universidade do País Basco), Silvia Maeso é investigadora principal do CES, onde integra a equipa do Núcleo de Estudos sobre Democracia, Cidadania e Direito (DECIDe).

É professora nos Programas de Doutoramento ‘Democracia no Século XXI’ e ‘Human Rights in Contemporary Societies’ e no Mestrado Internacional ‘Roads to Democracy(ies)’ (UC/University of Siegen).

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.