Treze listas concorrem ao Conselho Geral da UC

DR

DR

Treze listas disputam as eleições para o Conselho Geral da Universidade de Coimbra (UC), que se realizam na próxima terça-feira, dia 6 de dezembro.
O órgão máximo da UC é composto por representantes do corpo de professores e investigadores (com quatro listas a concorrer), representantes dos estudantes dos 1.º e 2.º ciclos de estudos e de mestrado integrado (quatro candidaturas), alunos do 3.º ciclo de estudos (duas) e representantes dos trabalhadores não docentes e não investigadores (foram apresentadas três listas).
Este ano, a es colha dos representantes dos estudantes vai coincidir com a dos que representam docentes e não docentes no mesmo órgão. Refira-se que o mandato de todos os membros do órgão é de quatro anos (renovável uma vez), com exceção do mandato dos representantes dos estudantes, que é de dois anos.
Assim, serão eleitos para o conselho geral 25, dos 35, membros que o compõem: serão escolhidos 18 representantes dos professores e investigadores, cinco representantes dos estudantes – sendo quatro do 1.º e 2.º ciclos de estudos e um do 3.º ciclo –, e dois representantes dos trabalhadores não docentes e não investigadores.
Os restantes 10 membros são personalidades externas à Universidade de Coimbra, que serão cooptados após as eleições.
Depois do ato eleitoral – que decorre entre as 09H00 e as 19H00, com secções de votos instaladas nas faculdades –, os membros eleitos reúnem-se para instalar o Conselho Geral e cooptar dos membros externos. Concluído este processo, o órgão volta a reunir para a tomada de posse dos membros externos e para eleger o presidente do Conselho Geral.

Notícia completa na edição impressa de hoje

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.