Coimbra está de “olho na diabetes”

Posted by
Spread the love

01-diabetes-dr

Assinala-se esta segunda-feira, 14 de novembro, o Dia Mundial da Diabetes. Em Coimbra, as comemorações são promovidas pelo grupo PND-CHUC – Grupo do Plano Nacional para a Diabetes –, em colaboração com a ARS Centro e outras entidades.

As comemorações vão estender-se ao longo do mês de novembro, procurando sensibilizar para uma doença que está a crescer em todo o mundo e que já é considerada um problema de saúde pública. E os números são disso uma prova.

Mais de 415 milhões de pessoas vivem atualmente com diabetes em todo o mundo. Doentes de todos as idades.

Sendo esta doença uma das principais causas de cegueira, as iniciativas a desenvolver durante o mês de novembro terão como lema geral “Os olhos na diabetes”.

Ou, de forma a tornar a mesagem ainda mais direta, porque não, todos “de olhos na diabetes” uma vez que “um diagnóstico precoce e tratamento atempado da retinopatia diabética pode prevenir a perda de visão. Como alertam os profissionais ligados à doença: “o rastreio à retinopatia diabética tem de fazer parte dos cuidados da diabetes”. Daí o estarem de olho na diabetes

O DIÁRIO AS BEIRAS conversou com alguns profissionais do CHUC, que integram o PND. que conhecem bem os efeitos da diabetes em pessoas de todas as idades e nos próprios gastos no Serviço Nacional de Saúde.

Margarida Bastos, coordenadora do grupo PND-CHUC, Pedro Ribeiro (Hospital de dia de diabetes do Hospital Geral-CHUC), Júlia Figueiredo (Unidade de Nutrição e Dietética do CHUC) e Isabel Lopes (SEDM-CHUC). A este grupo pertencem ainda, Rui Santos (Medicina Interna dos HUC), Alice Mirante (Unidade de Endicronologia e Diabetologia do Hospital Pediátrico), Luísa Simão (Hospital Pediátrico) e Benilde Costa (CHUC).

 

(Ler reportagem na íntegra na edição impressa de 14 de novembro de 2016 do DIÁRIO AS BEIRAS)

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.