Botão em festa para evocação da entrega de foral quinhentista

Posted by

10-feira-do-botao-lc-1

A Freguesia de Souselas e Botão comemora, este ano, os 500 anos da entrega da Carta de Foral outorgado por El-Rei Dom Manuel I, em 10 de janeiro de 1514.

A Junta de Freguesia vai assinalar este acontecimento no próximo domingo, dia 27 de novembro.

O programa tem como âncora a realização da II Feira Antiga, que decorre durante todo o dia. A abertura solene está marcada para as 09H30, com a Eucaristia celebrada na igreja paroquial de Botão, seguindo-se a bênção da feira.

Às 11H30 começa a recriação teatral da entrega da Carta de Foral, a que se segue a apresentação do Livro Interpretativo da Carta de Foral.
Na feira, durante todo o dia, será servida comida regional e tradicional da época quinhentista, bem como doçaria conventual da cidade de Coimbra, confecionada por uma pastelaria da região.
A feira inclui animação de rua, músicas e danças tradicionais europeias, em que todos podem participar.
As tabernas vão estar abertas todo o dia, com “comes e bebes”. Para aconchegar do frio, haverá, ao final da tarde, o tão especial Café de Borra, feito no caldeirão e em fogueira de rua.
Para além do recinto da feira, toda a vila de Botão vai estar empenhada na jornada festiva. Assim, as casas estarão engalanadas e as ruas enfeitadas para receber todos os visitantes.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.