Os clássicos infantis e a ciência na nova exposição do Exploratório

Spread the love
Paulo Trincão, diretor do Exploratório - Centro de Ciência Viva (Foto Luís Carregã)

Paulo Trincão, diretor do Exploratório – Centro de Ciência Viva (Foto Luís Carregã)

A assinalar um ano da reabertura com a segunda fase em pleno funcionamento, o Exploratório Centro Ciência Viva de Coimbra prepara-se para inaugurar aquela que será “a mais interessante e a melhor” exposição de ciência interativa que alguma vez esteve em Coimbra.

Com o título “Era uma vez…”, a mostra parte de 10 das mais célebres histórias infantis para, através de módulos interativos, chegar às interpretações científicas possíveis em cada uma delas.

A título de exemplo, na história dos três porquinhos, há a “potência” do sopro do lobo mau e a capacidade de “resistência” dos diversos materiais de cada uma das três casinhas… “Este é todo um universo, destinado a crianças, mas também a adultos, sendo que esta é uma exposição muito adequada aos seniores que cresceram com estas histórias”, refere Paulo Trincão, o diretor do Exploratório, que explica a importância do projeto cedido pelo Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva numa simples circunstância: “depois de Coimbra, estará no célebre parque de la Villette, em Paris”.

“Era uma vez…” tem inauguração agendada para 10 de novembro, em módulos distribuídos pelo edifício um, o das exposições temporárias, e apresentação em português, inglês, espanhol e ainda em Braille. Até agosto de 2017, poderá ser visitada por todos, com a direção do Exploratório a acreditar no crescimento do seu público em números a aproximarem-se dos 80 mil, o que deverá dobrar as visitas que irão ainda acontecer até final deste ano.

(Ler reportagem alargada e detalhes da exposição na edição impressa de sábado, 29 de outubro de 2016 do DIÁRIO AS BEIRAS)

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.