Opinião: Poucochinho

Posted by
Spread the love
Miguel Almeida

Miguel Almeida

No seguimento de uma proposta que os vereadores eleitos pelo PSD fizeram em Novembro do ano passado, foi aprovado na última reunião de câmara o regulamento de benefícios fiscais de apoio ao investimento.

Após um processo que demorou demasiado, estiveram em votação dois regulamentos. O que os vereadores eleitos pelo PSD apresentaram há um ano e outro apresentado recentemente pelo executivo socialista, que, obviamente, pela força da maioria, foi aprovado.

É um regulamento sem ambição, que apenas cumpre os mínimos, como é, infelizmente, timbre deste executivo. Para cumprir os objectivos que se exige de um regulamento com este fim, faltou-lhe um golpe de asa.

A isenção, parcial ou total, do IMI e do IMT, é pouco para convencer os investidores. Seria importante acrescentar a estes benefícios o pagamento faseado dos terrenos das zonas industriais, a isenção das taxas camarárias, um “gestor de conta” para acompanhar os investidores no “calvário” do licenciamento camarário e das demais entidades.

Além disto, o regulamento é complicado e privilegia as grandes empresas em detrimento das pequenas. Ora, se do total das 400 mil empresas existentes em Portugal, 98% são micro/pequenas e médias, privilegiar as grandes é fazer um regulamento desfasado da realidade.

No entanto, segue-se agora o período de discussão pública, onde todos estão convocados a emitir a sua opinião. Espera-se que, ao contrário do que é costume, existam várias contribuições para melhorar o documento.

A captação de investimento deve ser o grande desígnio do concelho e ninguém deve ficar de fora na discussão de uma importante ferramenta para cumprir essa aspiração.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.