GNR em aldeia da serra para alertar idosos sobre tentativas de burla

Posted by

18-penela-gnr-2

A aldeia de Fetais Cimeiros, em Penela, foi ontem palco de uma ação de alerta e sensibilização dos respetivos moradores para estarem de sobreaviso quando pessoas estranhas se deslocarem àquela localidade e os abordarem sobre assuntos relacionados com negócios e dinheiro.
A iniciativa surgiu de uma parceria do CLDS 3G (Conselho Local de Desenvolvimento Social – 3.ª geração), com a GNR.
Rosário Esteves, do CLDS, explica que “a ação começa hoje [ontem] em Fetais Cimeiros, mas terá desenvolvimento em outras aldeias pouco povoadas”, como é o caso de Espinhal (junta de freguesia), no dia 21 e, na semana seguinte, Fartosa (Rabaçal) e Cumieira.
“Idosos em segurança” é a designação desta iniciativa, que a GNR promove com mais intensidade em outubro, quando as condições climatéricas começam a limitar a mobilidade dos idosos, que vão ficando mais por casa.
Trata-se de “uma atividade preventiva” que complementa as visitas regulares que as equipas do CLDS de Penela fazem regularmente às aldeias mais afastadas do concelho.
Quanto a relatos de tentativas de fraude, ou mesmo fraudes, as aldeias de Penela não registam casos, até porque os moradores locais já vão estando vez mais informados e todos têm telefone, ou telemóvel, para comunicar com as autoridades, em caso de perigo.
Mesmo assim está a ser feito um levantamento entre o CLDS e a Santa Casa da Misericórdia de Penela, para sinalizar as situações mais agudas, de forma a poder avançar com algum tipo de equipamento de teleassistência.

Notícia completa na edição impressa de hoje

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.