Cortejo da Festa das Latas foi de “carrinho”

Spread the love
FOTOGRAFIA DE BRUNO LÉ

FOTOGRAFIA DE BRUNO LÉ

Quinze carros de supermercado acoplados descem de rompante a avenida. A “composição” – empurrada por caloiros semidespidos – segue com excesso de carga: lá dentro serão mais de 20, os “doutores” encavalitados que indicam o caminho a seguir. São de Direito, mas já vão tortos, não fosse o cortejo das Festa das Latas ter começado com mais de uma hora de atraso.

Num ano sem chuva – motivo que levou, há um ano, a organização a adiar o evento, numa decisão inédita – o Cortejo das Latas regressou em força: mais público a assistir a alguns devaneios próprios da irreverência estudantil; mais latas a enfeitar os caloiros; mais mensagens contra a política do ensino superior. E muitos, mas muitos, mais carros de supermercado a servir de apoio aos estudantes. Isto, apesar das campanhas de sensibilização que têm tentado evitar o furto de carros de compras e o despejo de lixo em espaços públicos por parte de alguns estudantes universitários. Disso mesmo deu conta, aliás, Fernando Paiva, do movimento “Não Lixes…”.

Após contactos realizados durante a semana passada com a câmara de Coimbra, os hipermercados da região, a PSP e associações de estudantes do ensino superior, prevê-se que tenham sido furtados “mais de um milhar de carros, no valor de 100 mil euros”. A previsão foi bem visível no cortejo de ontem.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.