Candidatura do Buçaco à UNESCO nas mãos de empresa especializada

Posted by

14 semana santa buçaco

A candidatura da Mata do Buçaco a Património da Mundial da UNESCO vai ser coordenada por uma empresa especializada, que será paga com fundos europeus destinados a financiar iniciativas de turismo sustentável em áreas classificadas. A contratação da agência de consultoria portuguesa Blue Earth será oficializada durante a próxima semana, através do consórcio regional da Estratégia de Eficiência Coletiva Provere iNature – Turismo Sustentável em Áreas Classificadas, coordenado pela Agência de Desenvolvimento Gardunha XXI.

“Precisamos de apresentar uma candidatura profissional e bem estruturada e daí o recurso a profissionais que já coordenaram com sucesso candidaturas semelhantes”, disse à Lusa o presidente da Fundação Mata do Buçaco, António Gravato, que não quis confirmar a informação de que o contrato com a Blue Earth deverá rondar os 70 mil euros.

O recurso a uma empresa especializada para coordenar a candidatura a Património Mundial da UNESCO foi avançado em diversas ocasiões por Rui Marqueiro, presidente da Câmara da Mealhada, entidade que contribui com 200 mil euros por ano para o orçamento da Fundação que gere o património da Mata do Buçaco.

“Julgo que deverá ser esse o próximo passo. Para que uma candidatura dessa importância tenha sucesso devemos recorrer a quem já tem experiência em situações semelhantes”, defendeu o autarca no início do ano, durante a visita ao Buçaco do ex-ministro da Cultura João Soares.

A inclusão na Lista Indicativa, destaca Gravato, é um pré-requisito indispensável para a candidatura de Bens a Património Mundial, segundo as regras da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

Informação completa na edição impressa

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.