Opinião: Por Terras de Condeixa e o regresso às origens

Posted by
Hélder Rodrigues

Hélder Rodrigues

1.Conímbriga. Onde tudo começou!

Chego cedo a Conímbriga. Ao local onde os romanos chegaram comandados por Decimo Bruto (pelo apelido não devia ser grande peça e sendo Decimo já teria havido mais nove antes dele!). Já lá vão mais de dois mil anos! O tempo corre depressa, parece que foi ontem! O local agradou-lhes e montaram casa! Foi assim que tudo começou!
Anos mais tarde, Julio César (que se enfeitiçou por Cleópatra, mas ninguém tem nada com isso, nem sequer é para aqui chamado! O que é verdade é que acabou apunhalado pelas costas. Acontece a todos!) fez o resto, e transformou o local numa das mais importantes cidades da Lusitânia.
Percorro encantado estas Ruínas. Uma revelação surpreendente da sabedoria e do requinte romano no saber desfrutar da vida! Talvez tenhamos muito a aprender com eles! Casas apalaçadas, mosaicos belíssimos, chão aquecido, termas para manter a saúde, anfiteatro para artes e espectáculos, fórum para o debate de ideias! Sento-me ali, onde calha, e fico a imaginar a boa vida que estes romanos levavam! Ainda por cima com escravos por todo o lado e para todo o serviço!

2.Conímbriga. Património da Unesco em breve

Seiscentos anos mais tarde vieram os bárbaros e a vida boa dos romanos acabou! Foi, aquilo a que hoje chamamos “ crise”! Os mais fracos, indefesos e fatalistas ficaram logo ali! Os mais corajosos, sábios e astutos aproveitaram a oportunidade e debandaram dali para fora. Ala que se faz tarde! Vieram com armas e bagagens para Aeminium, e como vinham de onde vinham, saudosos, mudaram-lhe o nome para Coimbra!
Para quem quer saber as voltas que a vida dá, Conímbriga aí está para o atestar. É por isso que Conimbriga sendo hoje Monumento Nacional, será em breve, se Deus quiser e com a ajuda de todos nós, Património Mundial da Unesco. Coimbra, como boa filha, exige-o e estará na linha da frente para que isso aconteça! Dê lá por onde der!

3.Condeixa. Terra de gente ilustre ligada a Coimbra

Termino a minha viagem de hoje em Condeixa a Nova. Terra de inúmeros palácios e gente ilustre! Muitos deles ligados à historia de Coimbra, que é isso que andamos à procura, como já todos compreenderam! Três exemplos de filhos da terra, ligados a Coimbra;

António Pimentel: famoso pintor, fundador do Circulo de Artes Plásticas da AA de Coimbra nos anos 50.

Manuel Deniz Jacinto: licenciado em Matemática e em Engenharia Geográfica, fundador do TEUC, presidente da AAC e do Orfeon Académico de Coimbra, em meados do século passado. Medalha de honra da UC, Medalha de mérito cultural pela CMCoimbra

Fernando Namora: licenciado em Medicina pela UC, um dos escritores mais marcantes do Sec XX da Literatura portuguesa! Quem não se recorda de obras impares como; Retalhos da Vida dum Medico, Fogo na Noite Escura, Minas de S. Francisco? Quem nunca leu que levante o dedo e vá imediatamente ler pois não sabe o que perde!
Estou satisfeito, em apenas um dia aprendi mais hoje do que muitos anos de Liceu, a queimar pestanas! Mando vir uma caldeirada de cabrito, uma especialidade da terra, enquanto a noite chega! A “malta de Coimbra, sabe bem daquilo que estou a falar!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.