Roubo de cebolas na Praça do Comércio

Posted by
Spread the love
LC

LC

Cerca de dezena e meia de réstias de cebolas, num total superior a 50 quilos, foram furtadas em duas das noites da Feira das Cebolas, que decorre na Praça do Comércio, em Coimbra, desde 13 de agosto e até ao próximo dia 20.

Sete ceboleiros de Vila Nova de Cernache, localidade do sul do concelho, montaram os seus pontos de venda no chão do centro da praça, onde fazem negócio à tarde e à noite, enquanto, ao lado, as tasquinhas do Grupo Folclórico da mesma freguesia servem doces, petiscos e vinho. “Isto tem estado a abarrotar todas as noites, até não haver mais comida para vender”, constata Ramiro Barradas, impulsionador do certame, que já se realiza há 31 anos.

Ao fim da noite, após o encerramento, as cebolas são cobertas com sacos de serapilheira e plásticos, mas um dos ceboleiros foi vítima de furto em duas das últimas madrugadas. Ramiro Barradas não tem suspeitos, mas recorda que também ele próprio foi vítima de roubo, “há meia dúzia de anos”, numa das noites da feira. Dessa vez terá sido por mero vandalismo, porque as cebolas foram depois encontradas “a pontapé” nas ruas adjacentes.

Para além deste incidente, o certame está a decorrer com boa procura, refere o nosso interlocutor, acreditando que, atendendo à qualidade de produto este ano (embora em menor quantidade), serão vendidas, entre todos os ceboleiros e ao longo do sete dias, um milhar de réstias: conjuntos de cebolas entrançadas pelo cabo, que podem ser penduradas na cozinha, o que beneficia a conservação dos bolbos.

Notícia completa na edição impressa de hoje

 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.