Poupança energética dá prémio a alunos

Posted by
DR

DR

Ações ligadas à poupança e eficiência energética desenvolvidas por alunos da Escola Básica de Sargento-Mor valeram-lhes uma distinção do Projeto Missão Up | Unidos pelo Planeta.
A Missão Up e a Missão Power Up, projetos educativos da Galp, desafiam crianças e jovens, dos 6 aos 15 anos, a criar e desenvolver, na sua escola e comunidade envolvente, ações que promovam a eficiência energética. Embora o lema seja idêntico, a Missão Up mobiliza os alunos mais novos para desenvolverem ações na escola e na comunidade, com o apoio dos professores. Foi justamente o que aconteceu na escola de Sargento-Mor, onde as iniciativas, variadas e criativas, decorreram ao longo do ano letivo, sob a orientação da professora Sónia Varelas e envolvendo os alunos do 1.º e 2.º anos do 1.º ciclo do ensino básico,
com idades entre os 6 e os 7 anos.
Apagar as luzes quando não são necessárias, desligar os vários aparelhos – como a fotocopiadora, por exemplo – quando não estão a ser utilizados e incentivar a poupança da água foram os conselhos integrados nas ações desenvolvidas pelos alunos. Para que nada falhasse, os pequenos criaram lembretes para afixar na escola, em locais estratégicos. Elaboraram também folhetos, onde explicavam os cuidados a ter, por exemplo para poupar água ou toalhetes, que levaram também para casa, para transmitir as preocupações ambientais à família.

Notícia completa na edição impressa de hoje

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.