Portugal tem mais área ardida neste verão que todo o resto da Europa

Posted by
Spread the love

bombeiros

Portugal é responsável por mais de metade da área ardida, este ano, na Europa, com quase 117 mil hectares, valor quatro vezes maior que a média do que ardeu de 2008 a 2015, segundo os técnicos de proteção civil.

A Associação Portuguesa de Técnicos de Segurança e Protecção Civil (ASPROCIVIL) analisou os dados disponibilizados pelo Sistema Europeu de Informação de Fogos Florestais (EFFIS na sigla em inglês) e concluiu que, “em Portugal, já arderam cerca de 53,4% da área total ardida na União Europeia” (UE).

“Não é possível a nenhum dispositivo operacional, por mais capaz, eficaz, organizado e competente que seja, [uma resposta] optimizada a um pico da dimensão evidenciado” nos números do EFFIS, salientou.

A informação disponibilizada refere que, até ontem (terça-feira), a área ardida na Europa foi 218.651 hectares e em Portugal já atingia 116.833 hectares, com o pico a acontecer na semana entre 05 e 12 de agosto, quando o número de incêndios disparou e foi ultrapassada a média registada nos últimos oito anos.

Na semana passada, registaram-se incêndios de grandes dimensões, principalmente no norte e centro do país, como nos distritos de Aveiro e Viseu, e na Madeira, e além da área florestal ardida, o fogo destruiu casas e provocou a morte de três pessoas.

A área ardida está “muito acima da média dos últimos oito anos, por esta data, o número é quatro vezes maior do que a média da área ardida entre 2008 e 2015, que rondava os 25 mil hectares”, refere a associação.

One Comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.