Opinião: Com papas e bolos se enganam os tolos…

Posted by
Spread the love
Francisco Queirós

Francisco Queirós

Com papas e bolos se enganam os tolos, diz o povo. Sabedoria ancestral.

Desde há séculos que assim é. “Panem et circenses!”, “Pão e circo”- era a divisa dos romanos para entreter e garantir o apoio dos “clientes”. Nos dias de hoje, há também quem não descure o engenho e arte para agradar a todos, mesmo quando os mesmos ficam claramente a perder.

Em comunicado, o PCP vem denunciar o propósito de uma recente proposta da empresa “Dan Cake” aos seus trabalhadores.
A empresa terá proposto aos seus trabalhadores um 4.º turno de trabalho com uma jornada de seis dias de trabalho por semana, intervalados por dois dias de folga.

No final de oito semanas, a empresa “dará” um bónus de quatro dias de férias! A empresa argumenta que será uma agradável surpresa para os filhos dos trabalhadores e restante família! Uauh! Umas mini-férias! Que pensarão os operários?! Está-se mesmo a ver! O operário, feitas as malas, apanha um avião para Londres, ou Paris ou Nova Iorque e aí vai ele de fim-de-semana prolongado às compras e a divertir-se à grande!

No mundo real, no fim de oito semanas, com este tipo de horário, pressão e ritmos de trabalho, o que de facto se verificará é que os trabalhadores estarão exaustos, o que se repercutirá com reflexos negativos na sua vida familiar e social.

Segundo o comunicado do PCP, a entidade patronal afirma que quem aceite estas condições será remunerado com um ordenado base entre os 750 e os 800 euros, acrescido de 25% de subsídio de turno. Que bom! Embora, coisa de somenos!, deixando de receber o valor devido pelo trabalho extraordinário em dias de descanso complementar ou obrigatório.

Maravilhoso! Se bem percebo, aos trabalhadores promete-se o magnífico benefício de trabalharem de borla aos sábados e domingos, tendo as suas folgas durante a semana, dias esses em que não conseguem estar com os seus familiares! Ai essa mania dos miúdos irem à escola!

Esta é uma história revelada pela célula comunista desta empresa. Outra mania dos trabalhadores, esta de se organizarem e logo ainda num partido de comunistas!

Esta é uma história da “Dan Cake”. Mas podia ser em tantas outras empresas. Trabalhadores, homens e mulheres, são pais e mães. Têm família com quem podem e devem partilhar a vida. Não são meras peças de uma máquina de produzir bolachas e bolos ou o que quer que seja. Assim o dizem os comunistas desta empresa.

E muito bem! Mas também me parece já ter ouvido esta tão simples quanto sábia lição a muita outra gente. Ao Papa, não será? Ou terei entendido mal? E a muitos outros.

Horários desregulados. Alterações de horários de última hora que retiram aos homens e mulheres uma parte substancial do seu tempo. De um tempo de vida familiar, pessoal, essencial para a educação dos filhos, para o lazer, o desporto, a cultura, a formação pessoal, para uma vida integral e digna de ser humano.

Envolvidas em embrulho de modernidade, impõem-se aos trabalhadores condições indignas. O trabalho deve dignificar o ser humano e tem de lhe possibilitar, através de um pagamento justo, condições de vida dignas. Nesta ou noutra qualquer empresa!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.