O Teatrão recebe apoio para repetir programas em escolas e IPSS

Posted by

O TEATRAO

O executivo municipal vota, na reunião de hoje, uma proposta para a realização de um segundo ciclo dos programas “Ver e Pensar” e “P’ros Grandes: detráspráfrente”, que a companhia O Teatrão concretizou, durante o ano letivo passado, em seis escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico, seis jardins-de-infância e em 15 Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho.

Um projeto na área do serviço educativo, dirigido a crianças e idosos, que, de acordo com a avaliação da companhia teatral e dos serviços municipais, foi “um trabalho muito enriquecedor”, apresentou resultados positivos e revelou-se “uma mais-valia para a dinâmica sociocultural do município”, existindo, por isso, todo o interesse na sua continuação.

A proposta de O Teatrão visa “criar comunidades mais participativas, ativas e informadas, combatendo as assimetrias sociais e territoriais”, lê-se no documento.
A câmara atribuiu um subsídio de 25.000€. O apoio implicava a avaliação do projeto, que foi realizada pela companhia e também pelos serviços municipais, que concluíram que “o protocolo foi cumprido na íntegra” e os dois programas foram devidamente realizados, envolvendo cerca de 470 crianças e 350 idosos.

Também as IPSS, cujos testemunhos foram incluídos na avaliação do Teatrão, destacam como maior benefício “a estimulação da memória e socialização” dos idosos. “O projeto detráspráfrente revelou-se de extrema importância para a autoestima dos idosos que nele participaram. Desenvolveu a memória, fez recordar momentos da sua história, promovendo o raciocínio. Foi um excelente motor de relacionamentos interpessoais, fez descobrir talentos desconhecidos”, refere um dos responsáveis.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.