Incêndio florestal em Soure que mobilizou 250 operacionais foi extinto nesta manhã de domingo

Posted by

soure

Desde as 8H40 desta manhã de domingo que está extinto, mas ainda sob vigilância, um fogo florestal que ontem deflagrou no concelho de Soure. As chamas foram dadas como controladas por volta das 23H00 de ontem, num incêndio que uma hora antes ainda mobilizava 249 operacionais, apoiados por 76 meios terrestres, segundo informação disponibilizada no site da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC). O fogo, em mato e com duas frentes ativas, teve início pelas 17H54 na localidade de Valada.

 Entretanto, 13 municípios apresentam hoje risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). A Guarda é o distrito com mais concelhos sob este nível de risco – Aguiar da Beira, Trancoso, Fornos de Algodres, Celorico da Beira, Gouveia, Guarda e Sabugal.

Ainda na região Centro, Castanheira de Pera (norte do Leiria) e Oleiros (Castelo Branco) são os restantes municípios abrangidos, indica o IPMA na sua página na internet.

Num patamar mais abaixo da escala, em risco muito elevado, estão perto de 60 concelhos da maior parte dos distritos, incluindo Coimbra e os cinco restante distritos da região Centro. O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre reduzido e máximo.

Para hoje, o IPMA prevê para o continente uma subida da temperatura máxima, além de uma pequena subida da temperatura mínima no interior das regiões Norte e Centro e uma pequena descida na região Sul.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.