Comunidade das Beiras e Serra da Estrela debate acessos à Torre em dias de neve

Posted by

Neve-cai-na-Serra-da-Estrela

A Assembleia da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIM-BSE) vai promover um debate no ponto mais alto da Serra da Estrela, a Torre, para abordar a temática dos acessos em dias de neve.

O debate, agendado para o dia 09 de setembro, às 10:00, para o auditório da Torre, foi convocado para procurar dar respostas para a questão dos acessos ao maciço central da Serra da Estrela, que costumam ficar intransitáveis com a queda de neve e originam “consequências para a imagem e economia da região”.

O presidente da Assembleia da CIM-BSE, Mário Jorge Branquinho, disse hoje à agência Lusa que decidiu marcar o debate para o ponto mais alto de Portugal continental porque “é lá que está o problema, que se arrasta há décadas – que é a dificuldade de acessos quando cai neve”.

“Com as alterações climáticas, tem diminuído de forma acentuada a queda de neve na Serra da Estrela, mas, mesmo assim, sempre que cai neve, são cortados os acessos ao maciço central, impedindo o acesso das pessoas àquele ponto”, refere.

O responsável lembra que naquela serra “está a única estância de esqui em Portugal e que, por isso, importa desencadear mecanismos para que as pessoas possam chegar lá quando neva e não apenas quando não há neve”.

“Importa perceber o que pode ser feito, mantendo obviamente as questões de segurança”, disse.

O atual estado da situação, a avaliar pelas queixas de comerciantes e de hoteleiros, “traz consequências negativas” para a economia da região e é “uma má imagem para o turismo”.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.