Ministério Público arquiva processo de militares da GNR suspeitos de corrupção

Posted by
Spread the love

gnr

O Ministério Público (MP) arquivou um processo contra três militares da GNR de Aveiro acusados de corrupção, que aceitaram, para que isso acontecesse, pagar 2.000 euros cada um, segundo uma decisão judicial a que a Lusa teve hoje acesso.

Os guardas, um primeiro-sargento e dois cabos do Núcleo de Proteção Ambiental do Destacamento da GNR de Aveiro, eram suspeitos de receber prendas para não fiscalizarem empresas ligadas à extração de areias.

De acordo com a decisão consultada pela Lusa, o MP propôs a suspensão provisória do processo pelo prazo de seis meses, mediante o pagamento de dois mil euros por parte dos militares.

Findo o prazo de suspensão provisória e tendo os militares cumprido as injunções, o MP determinou o arquivamento do processo.

Além dos militares, o inquérito também abrangia dois empresários de Vagos do setor da extração de inertes, mas o processo quanto a estes também já tinha sido arquivado.

A investigação, que partiu de uma denúncia da própria GNR, levou a Polícia Judiciária a fazer buscas, em maio de 2014, nas residências e nos automóveis dos suspeitos.

De acordo com os investigadores, os empresários contactavam os militares para se assegurarem que podiam exercer a sua atividade ilícita sem qualquer ação ou fiscalização por parte da GNR.

Além disso, há ainda suspeita de os militares beneficiarem aqueles empresários, desviando autos de notícia, que deveriam ter sido remetidos à Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Centro, a entidade competente para processar a contraordenação, e não foram.

Como contrapartida da omissão dos seus deveres funcionais, os militares da GNR terão recebido vantagens patrimoniais, designadamente dinheiro e bens móveis.

One Comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.