Crianças em destaque na festa dos 30 anos da Bandeira Azul na Praia de Mira

Posted by
FOTO DR

FOTO DR

As crianças vão ter o “papel principal” na cerimónia de sexta-feira de hasteamento da Bandeira Azul na Praia de Mira, única zona balnear do mundo a receber durante 30 anos consecutivos este galardão de qualidade.

“É um momento de festa para todos, sem dúvida, mas queremos que seja também um momento de educação ambiental e até de prevenção na área da saúde pública. E como sempre as crianças estão mais recetivas para estes temas, até porque são elas quase sempre quem mais desfruta das nossas praias, e por isso vão ter o papel principal”, explica o presidente da Câmara de Mira, Raul Almeida, acrescentando que para o final de julho está reservado um momento mais formal, com a presença de autoridades e a inauguração de um pequeno monumento.

Na cerimónia de hasteamento da Bandeira irão participar centenas de crianças oriundas das escolas do concelho.

A par do galardão, serão hasteadas nas praias de Mira e Poço da Cruz mais 350 “azulitas”, pequenas bandeiras feitas por crianças do concelho em idade pré-escolar.

A marginal da Praia de Mira será ainda decorada com as 30 bandeiras azuis ganhas pelo concelho nas últimas três décadas e em articulação com o Centro de Saúde irá funcionar um espaço onde serão ensinados cuidados a ter com a exposição ao sol e ao mar, e serão efetuados testes simples de despiste de saúde.

A Praia de Mira conquistou a primeira Bandeira Azul em 1987, ano em que foi criado o galardão ambiental da Fundação para a Educação Ambiental, tendo voltado a ser contemplada em 2016, pelo 30.º ano consecutivo.

“Temos muito orgulho em ter uma praia que é uma referência mundial, até por ser a única com Bandeira Azul há 30 anos consecutivos”, resume Raul Almeida, lembrando que o Poço da Cruz, a outra praia do concelho, foi também contemplada pelo décimo ano consecutivo com o galardão.

A campanha Bandeira Azul da Europa, diz o autarca, “muito tem contribuído para este sucesso, uma vez que promove um trabalho continuado e concertado de sensibilização e educação ambiental direcionada para banhistas, comunidade escolar, turistas e população em geral”.

Raul Almeida destaca “o importante papel dos colaboradores da Câmara Municipal de Mira na conquista dos galardões ao longo de três décadas e promete continuar a apostar num “projeto global de requalificação da Praia de Mira”, que envolva a Barrinha de Mira, ‘ex-libris’ do concelho ameaçada por uma praga de jacintos de água.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.