Ministra da Administração Interna assiste a simulação de combate a incêndios

Posted by
Spread the love

MINISTRA

A formação e preparação técnica dos agentes de proteção civil é crucial no combate aos incêndios, disse hoje a Ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa.

“Estes exercícios e toda esta formação e planeamento que é feito ao longo de todo o ano é absolutamente crucial para o sucesso das operações [de combate a incêndios] ”, afirmou Constança Urbano de Sousa durante uma demonstração de Ações de Treino Operacional, realizada neste sábado em Alcobaça.

A iniciativa, promovida pela Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), tem por objetivo assinalar o início da Fase Bravo do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais, que decorre de 15 de maio a 30 de junho.

A ministra falava depois de assistir a uma ação de treino tendo por base um cenário fictício de incêndio florestal.

No local foi simulado o desenvolvimento de ações práticas como supressão de incêndios, transposição de obstáculos, utilização de ferramentas manuais e mecânicas para abertura de faixas de contenção, incluindo a mobilização de máquinas de rasto.

Foi ainda mobilizado um helicóptero de ataque inicial, guarnecido com uma equipa helitransportada do Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro da Guarda Nacional Republicana e um helicóptero pesado Kamov com uma equipa helitransportada da Força Especial de Bombeiros da ANPC, que fez uma abordagem em descida de corda vertical.

No final, a governante entregou simbolicamente a todos os efetivos presentes um auxiliar de bolso com medidas de segurança que irá ser distribuído a todos os bombeiros do país.

Este ano, a ANPC já desenvolveu um total de 304 ações de treino operacional, envolvendo 7163 operacionais de múltiplas estruturas, serviços e agentes de proteção civil de todos os distritos do continente.

A um dia do início da fase Bravo, o comandante Operacional Nacional, José Manuel Moura, assegurou que de todas as ações de formação programadas faltam apenas “concluir 29 que serão realizadas até ao final de maio” com o objetivo de alcançar “uma taxa de resolução inicial de incêndios na ordem dos 100%”, depois de em 2015 a taxa ter chegado aos 93,6%.

One Comment

  1. Pingback: Ministra da Administração Interna assiste a simulação de combate a incêndios - Jornal de Noticias

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.