Associação diz que fim de turmas novas poderá fechar escolas com 19 mil alunos

Posted by
Spread the love

Rodrigo QMelo

 

A associação das escolas privadas com contrato de associação defende que a anunciada redução de turmas levará a despedimentos e pagamento de indemnizações e, finalmente, ao encerramento de alguns dos colégios onde estão 19 mil alunos.

O Ministério da Educação (ME) divulgou na sexta-feira uma lista dos 40 colégios com contrato de associação que, no próximo ano, poderão abrir turmas de início de ciclo (5.º, 7.º e 10.º ano) financiadas pelo estado.

De fora ficaram 39 colégios que estão localizados em zonas onde existe oferta de escola pública e que, por isso, vão continuar a receber financiamento apenas pelas turmas que já estão em funcionamento, até que os alunos terminem o ciclo de estudos em que se encontram.

Depois de analisada a rede de escolas e verificada a sobreposição de oferta – escolas públicas e privadas – o ME decidiu reduzir em 57% o financiamento das turmas dos colégios com contrato de associação, modelo que surgiu na década de 80 para colmatar as carências da rede pública de ensino.

Em declarações à Lusa, o diretor executivo da Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo (AEEP), Rodrigo Queiroz e Melo, disse hoje que o corte agora confirmado trouxe “um enorme desespero” às instituições de ensino particulares e cooperativas.

“A grande maioria destes colégios não vai conseguir iniciar o próximo ano letivo, porque acabou de perder, de um dia para o outro, um terço do seu financiamento e agora terá de indemnizar trabalhadores e reestruturar tudo. Ou seja, não haverá qualquer hipótese de pagar salários aos que ficariam”, afirmou Rodrigo Queiroz e Melo, que numa conferência de imprensa realizada sexta-feira já tinha admitido a hipótese de metade destas escolas encerrar.

Para muitos, “não vai haver condições para iniciar o próximo ano”, alertou, não querendo avançar com casos concretos: “Cada colégio irá reunir com a sua comunidade educativa e depois anunciar a sua decisão final”.

A inviabilidade financeira e encerramento das escolas poderá pôr em causa a situação dos alunos que já frequentam estes colégios e a quem foram dadas garantias de que ali poderiam continuar até terminar o ciclo de estudos em que se encontram.

Segundo uma estimativa da AEEP, o eventual encerramento de 57% dos colégios levaria à transferência de 19 mil alunos para as escolas públicas e ao despedimento de cerca de duas mil pessoas.

Rodrigo Queiroz e Melo admite que “vão aparecer situações diferentes”, manifestando-se mais preocupado com as escolas de norte e centro, onde se encontra a grande a maioria dos estabelecimentos de ensino afetados pela medida.

Mas é também nestas zonas do país que se encontra a maioria das escolas apoiadas. De acordo com a listagem que consta de um anexo do aviso do Ministério da Educação, a quase totalidade das turmas propostas a financiamento localiza-se nas regiões norte e centro. Abaixo de Lisboa, há apenas 12 turmas elegíveis.

Das 40 escolas a quem foi dada autorização para abrir turmas em início de ciclo, 19 tiveram uma redução do número de turmas em relação ao valor atual, enquanto as restantes 21 vão manter exatamente o mesmo número de turmas.

A AEEP diz que nos próximos dias poderão entrar novas providências cautelares com foco neste novo diploma publicado pelo Ministério da Educação e que o sector do ensino particular e cooperativo já agendou para domingo uma reunião em Cernache para debater a situação.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.