Rui Namorado apresenta em Coimbra o livro “Abril antes de Abril”

Spread the love

 

Professor jubilado da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, ensaísta e poeta, Rui Namorado participou nas lutas estudantis dos anos 60. Em 1962 foi expulso da Universidade de Coimbra, onde cursava Direito, por dois anos. Entre 1964 e 1975 foi membro da redação da revista Vértice, encontrando-se entre os fundadores da Editora Centelha, em 1970. Editou agora “Abril antes de Abril – A crise universitária de Coimbra de 1969”, 47 anos depois daqueles momentos, que viveu intensamente. O livro é apresentado este sábado.

Editado pela Lápis de Memórias, “Abril antes de Abril – A crise universitária de Coimbra de 1969” é apresentado a partir das 16H00, no Auditório da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, numa sessão a contar com as intervenções de Alberto Martins, Jorge Strecht Ribeiro e Pio Abreu e ainda com a participação de José Dias, atual presidente da Direção Geral da Associação Académica de Coimbra.

Exatamente um dia antes da passagem dos 47 anos sobre o 17 de abril [de 1969], marcado pelo momento em que Alberto Martins, presidente da Associação Académica de Coimbra, pediu “a palavra” na cerimónia de inauguração das Matemáticas, presidida por Américo Tomás, Rui Namorado apresenta o livro, que, confessa, “esteve adormecido durante muitos anos”.

Pelas suas 184 páginas, com algumas fotografias “certeiras”, documentos e nomes fundamentais, mas também o enquadramento necessário e preciso, passam muitas das memórias que guarda desse dias memoráveis em que alguns milhares de jovens estudantes “abalaram” os fundamentos do regime fascista, numa greve “esmagadora” que levou a que com 86 por cento tivessem boicotado os exames. O que acarretou consequências para os próprios, mas também para o regime e para o país: nesta espécie de “Abril antes de Abril”, muitos dos que foram “castigados” com a ida para a guerra, levaram a semente da revolta às fileiras do exército, que, de facto, germinou num outro Abril, cinco anos mais tarde.

Versão completa na edição impressa

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.