A atenção dispensada pelos órgãos de comunicação social internacional monitorizados pela Cision à região Centro continua a crescer de mês para mês em 2016. Além disso, importa notar que os destinos referidos são cada vez mais diversos.
Depois de vários meses em que a Nazaré era a principal fonte de notícias, em março, a vila piscatória foi ultrapassada por cinco outras localidades.
Entre as 154 menções registadas este mês, o destaque vai para Fátima. Ao longo do mês passado foram escritas umas impressionantes 83 notícias sobre a cidade que alberga um dos templos religiosos mais importantes do mundo. A esmagadora maioria (60) veio dos Estados Unidos, onde Portugal foi indicado como um dos destinos a visitar este ano e o Santuário de Fátima apontado como um dos locais a não perder numa viagem ao nosso país.
Coimbra voltou a estar em evidência, tendo sido a segunda cidade mais falada lá por fora. Desta vez, a principal notícia foi a enchente de turistas do país vizinho que “invadiram” a Lusa-Atenas durante as férias da Páscoa. Não admira, portanto, que grande parte das menções feitas a Coimbra (36) tenha tido origem em Espanha.
O mesmo aconteceu com Aveiro, a Veneza de Portugal, que registou 24 referências nos meios que a Cision monitoriza.
Entre Coimbra e Aveiro – não no mapa, mas nesta tabela – está Óbidos. A histórica vila faz parte da herança aristocrática em Portugal, menos conhecida do que noutros países, como a França, Áustria ou Reino Unido, mas igualmente rica, segundo um texto Rick Steves, autor de guias turísticos, publicado em vários jornais norte-americanos.
“Óbidos é perfeita para fotógrafos e românticos”, lê-se no artigo, que faz também menção às Caldas da Rainha, a quinta localidade da região com mais menções no mês de março. O Festival Internacional de Chocolate também valeu a Óbidos algumas menções.
A Nazaré, que até aqui vinha dominando as atenções, foi então relegada para um lugar de menor destaque. Ainda assim, foi mencionada em 18 peças jornalísticas e foi a única com notícias em todos os países monitorizados pela Cision.
Também ao contrário do que tem sido habitual, não é europeu o país onde se publicaram mais artigos sobre a região. Com 97 notícias, os Estados Unidos destacaram-se claramente de todos os outros. Seguiu-se a Espanha, com 32.
Todos os restantes tiveram números residuais: oito no Brasil, cinco no Reino Unido, Itália e Alemanha e apenas duas na França.