Opinião – Acesso às Instituições Europeias: ENERI2016

Posted by
Spread the love
Olinda Rio

Olinda Rio

O acesso, as oportunidades, os requisitos, os procedimentos, a atitude, de quem quer ter uma experiência profissional numa Instituição Europeia vão ser o mote na comunicação que vou efetuar no Encontro Nacional de Estudantes de Relações Internacionais (ENERI), em Coimbra, que decorre de 15 a 17 do corrente mês.
A surpreendente capacidade de iniciativa e de organização que os estudantes do Ensino Superior, um pouco por todo o país, têm evidenciado – ao realizarem, anualmente, os seus Encontros Nacionais – é digna de relevo. São ações de uma enorme importância para a partilha de informação e conhecimento e constituem um fórum aberto, interativo e de enorme relevância numa perspetiva de futuro próximo de todas e todos aqueles que, ainda em fase de formação académica, começam a visualizar um pouco do seu futuro profissional.
Claro está que, numa época em que as oportunidades de emprego continuam a ser menores do que as necessidades, muito em particular para jovens, abordar o enquadramento e a tramitação no acesso às Instituições Europeias revela-se muito atrativo. Será como abrir uma janela de conhecimento para quem tem uma especial apetência para a realidade Internacional.
A partir da realidade de uma das maiores Direções Gerais da Comissão Europeia, a DGDEVCO-EUROPAID, será apresentada a perspetiva de uma Perita Nacional Destacada portuguesa (exercício NEPT2014/2015) sobre atitudes e ações concretas que podem levar a transformar sonhos em planos e planos em concretizações. Ou seja, constituir-se como um pontapé de saída para um percurso profissional numa Instituição Europeia/Internacional ou para uma oportunidade de negócio global. Os destaques serão os Estágios remunerados junto do Parlamento Europeu, da Comissão Europeia, das Agências Europeias e Delegações da Comissão Europeia no mundo. Estes podem, depois, ser extrapolados para outros organismos executivos das Instituições Europeias, bem como outras Instituições Internacionais (www.carreirasinternacionais.eu)
Contará com a participação especial dos Diretores do CIEJD – Carlos Medeiros, e do Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal, Pedro Valente, constituindo-se, portanto, como uma oportunidade única para colocar dúvidas e questões aos mais habilitados especialistas nestas matérias.
O mundo mudou muito, em pouco tempo. Temos novos horizontes. Novos problemas. Novos desafios. Novas soluções. Novas esperanças. E novos interlocutores da realidade. Mas, continuamos a ter pessoas que “pensam diferente” e que “pensam à frente” – são aquelas que antecipam tendências e criam caminhos. Muitas destas pessoas são jovens do nosso tempo, motores da mudança e do progresso.
Depositários dos nossos valores, do nosso saber, mas também da nossa esperança num futuro de paz e harmonia. Num melhor futuro coletivo. Numa Europa que, entre o passado que construiu e o presente que emerge, está diariamente confrontada com o desafio de um futuro coerente com os seus valores e consequente com os seus princípios.
Este Encontro ENERI é a prova da sua capacidade de fazer acontecer. Três dias com oradoras e oradores de referência, com testemunhos de obra feita, dos quais destaco o Professor Adriano Moreira, uma audiência de centenas de Estudantes Universitários e uma aposta inusitada na sua Comunicação e divulgação. Será, aliás, este seu dinamismo, a sua curiosidade, a sua vontade de livremente escolherem o que aprender, o que planear, o que concretizar, que ditará a “viagem” que os espera. Na nossa EUROPA , “our home, our safe heaven”.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.