Universidade tem o primeiro sítio histórico europeu em Portugal

Spread the love

DSC_2055

O Gabinete de Física da Universidade de Coimbra (UC) é o primeiro local em Portugal, e o segundo na Península Ibérica, a ser eleito pela Sociedade Europeia da Física (EPS) como Sítio Histórico Europeu.
Esta distinção, que tem sido atribuída a locais na Europa que desempenharam um papel relevante no desenvolvimento da Física, ocorreu no passado mês de agosto de 2014.
A cerimónia de inauguração da placa comemorativa decorreu ontem no Colégio de Jesus, mais concretamente no anfiteatro Mário Silva, historicamente considerado o criador do Museu de Física da Universidade de Coimbra. José António Paixão, diretor do Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC, Décio Martins, consultor científico da coleção de Física do Museu da Ciência, Teresa Peña, presidente da Sociedade Portuguesa de Física, Luisa Cifarelli, da Sociedade Europeia de Física e João Gabriel Silva, reitor da Universidade, foram os oradores da sessão.

Reabriu no dia 1
Refira-se que, desde o passado dia 1 de março, o gabinete está aberto regularmente ao público, de terça-feira a domingo, das 10H00 às 18H00.
O antigo Gabinete de Física, hoje parte do Museu da Ciência da UC, foi criado em 1772, durante a Reforma Pombalina.
O facto de este permanecer no seu espaço de origem, mantendo as suas características, foi o mote para que fosse eleito pela EPS como Sítio Histórico Europeu. A sua valiosa coleção de instrumentos científicos, rara no mundo, reflete, de modo notável, a evolução da Física durante os séculos XVIII e XIX.
O professor catedrático Alte da Veiga deixou o apelo para que “haja o brio de se procurar um espaço onde possam ser colocados instrumentos que já não são utilizados e que marcaram, efetivamente, uma época”.
|e|Ana Clara Duarte

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.