Opinião – Portugal vs Bélgica

Posted by
Paulo Almeida

Paulo Almeida

Vamos ao que interessa: futebol. Há dias perdemos com a Bulgária. No final do mês de Maio vamos jogar contra a Noruega. Ontem realizou-se o Portugal vs Bélgica, em Leiria.

Quando escrevo este texto ainda não sei o resultado, pois estou a preparar-me para sair e assistir ao jogo. É importante ir, não só pelo futebol, mas também em virtude dos recentes acontecimentos trágicos ocorridos na Bélgica.

Fomos vítimas (nós, os europeus) de mais um atentado vergonhoso e cobarde e que afecta as nossas vidas, desde logo o nível de segurança em torno do encontro de futebol, classificado de risco elevado. Não por causa de quem joga, nem de quem assiste a apoiar as respectivas selecções. Há o risco de atentados, cada vez maior, e que se elevará até ao Europeu de futebol, a decorrer em França, este ano.

A nossa resposta deve ser, e tem sido, solidária para com os que mais sofreram e por isso saúdo a presença no jogo do Presidente da República e do Primeiro-Ministro, o que só por si justificaria segurança redobrada.

Vai ser (foi ontem) mais do que um jogo de futebol: é (foi) uma demonstração de que, apesar da segurança reforçada e vigilância apertada, não vamos desistir de ser quem somos, que não há ameaça suficiente que nos faça desistir de viver.

A partida começa às 19h45, mas o resultado é o que menos importa, pois celebramos a vida.

Claro está que no dia 10 de Julho espero levantar a taça de campeões. E também nesse momento poder recordar o quanto custou.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.